Grande Belém

Procissão do Encontro e Sermão das 7 Palavras marcam a Sexta Santa em Belém

Sermão das Sete Palavras será realizado nesta sexta. Foto: Antônio Melo
Sermão das Sete Palavras será realizado nesta sexta. Foto: Antônio Melo

A Igreja católica celebra a Sexta-Feira Santa (29), dia de silêncio e oração, reflexão da crucificação e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. E para reviver este que o momento ápice da fé cristã, os católicos relembram os últimos momento do Senhor, com o encontro da Virgem Maria com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, as três horas de agonia de Jesus no madeiro e a sua morte e deposição de seu corpo no sepulcro.

Na Arquidiocese de Belém o dia é de reflexão e extensa programação que conta com as procissões do Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores, Sermão do Encontro, Sermão das Sete Palavras, Sermão do Descendimento da Cruz, Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor e participação de centenas de cristãos que lotam as ruas, capelas no centro histórico da capital.

PROCISSÃO SENHOR DOS PASSOS

A sexta-feira (29) começa com as Procissão do Encontro, às 7h, com a saída da Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré (Praça Santuário s/n) e percorrerá AV. Nazaré, Assis de Vasconcelos, Gaspar Viana, Presidente Vargas, Manuel Barata, Travessa Padre Prudêncio, Gaspar Viana até a Igreja das Mercês.

Ao longo da procissão serão feitas sete paradas: 1º na saída da Basílica Santuário, 2º em frente Colégio Santa Catarina de Sena, 3º na Av. Nazaré entre Benjamin e Dr. Moraes, 4º em frente à Casa da Linguagem, 5º – em frente Hospital São Pio XII, 6º Capela Santo Antônio e 7º Paróquia Sant’Ana da Campina.

O dia começou com a Procissão do Encontro, às 7h, com a saída da Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário de Nazaré (Praça Santuário s/n) e às 8h sai a Imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja de São João Batista. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

A imagem do Senhor dos Passos representa a primeira queda de Jesus no caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a cruz pesada amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

PROCISSÃO NOSSA SENHORA DAS DORES

A procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, sairá às 8h da Igreja de São João Batista (Rua São João Diogo, Cidade Velha). O trajeto contempla a Trav. Joaquim Távora, Rua Dr. Malcher, Rua Padre Champagnat até a Rua Siqueira Mendes, Trav. Dom Bosco até a Dr. Assis, Rua Cap. Pedro Albuquerque até a Rua Ângelo Custódio, Praça Felipe Patroni, Av. Portugal, Rua 16 de Novembro até a Igreja Nossa Senhora das Mercês. Ao longo do percurso também serão feitas paradas, no Abrigo João de Deus, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Catedral Metropolitana.

Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.

SERMÃO DO ENCONTRO

O ápice das procissões de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos ocorre durante o encontro das imagens na Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Rua Gaspar Viana, Campina), onde começa por volta das 10h, o Sermão do Encontro; este ano o pregador será o Padre Carlos José Almeida Sousa, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Tenoné.

O sermão marca o momento em que a Virgem Maria encontra com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos. Neste momento reflete o caminho doloroso percorrido por Nosso Senhor Jesus Cristo junto a Nossa Senhora até o calvário, caminho onde Jesus remiu os nossos pecados, e nos mostrou o maior ato de amor.

Ao final do Sermão do Encontro, as duas procissões tornam-se uma única caminhada que segue até a Catedral de Belém, onde continua a programação às 17h.

 

SERMÃO DAS SETE PALAVRAS

O Sermão das Sete Palavras é realizado tradicionalmente na sexta-feira Santa, às 12h, na Capela Santo Antônio (Praça Dom Macedo Costa, Rua Frei Gil, esquina com Gaspar Viana- Campina), com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais), emissora da Arquidiocese de Belém.

Cada edição do sermão é um pregador diferente escolhido pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e, para a 145ª edição será Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

A cada palavra meditada é ilustrada com uma estrofe de “Le Sette Ultime Parole di Nostro Signore Sulla Croce”, de Giuseppe Saverio Raffaele Mercadante pelo Coral Santa Cecília e os fiéis são convidados ao recolhimento e oração.

Pregador do Sermão das Sete Palavras 2024 (Biografia)

Dom Paulo Andreolli é o 8° Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará. Foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 1º de fevereiro 2023 e ordenado no dia 15 de abril de 2023. Dom Paulo tem 51 anos, nasceu no dia 16 de dezembro de 1972, em Vicenza (Itália). Tem pós-graduação em Espiritualidade e acompanhamento espiritual, pela Faculdade da Itália Setentrional, Milão – Itália. Atualmente além de bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém é membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ingressou com os Missionários Xaveriano em 15 de setembro de 1984. Fez a primeira profissão religiosa em 21 de agosto de 1994 e a profissão perpétua no dia 05 de março de 2000. Foi ordenado Diácono no dia 06 de março de 2000 e presbítero no dia 17 de setembro do mesmo ano. De 2000 a 2007 atuou na Animação Missionária e Vocacional e Coordenação de COMIPAs área pastoral da Diocese de Milão – Itália. De 2007 a 2013, foi Vigário Paroquial na Paróquia de São Félix do Xingu – PA, Prelazia do Xingu. De 2013 a 2017, foi Pároco na Paróquia de Tucumã – PA, Prelazia do Xingu. Trabalhou de 2017 a 2019 na Animação Missionária e Vocacional com os Xaverianos e no COMIRE Norte 2 e colaborou na CRB, Subnúcleo 2 em Belém – PA, com uso de Ordem na Arquidiocese de Belém, na Paróquia São Francisco Xavier, até 2023.