FISCALIZAÇÃO

PRF flagra transporte ilegal de 700 aves no sudoeste do Pará

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, na tarde de segunda-feira (2), 700 pássaros silvestres da espécie canário-da-terra (Sicalis flaveola)

PRF flagra transporte ilegal de 700 aves no sudoeste do Pará

Pará - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, na tarde de segunda-feira (2), 700 pássaros silvestres da espécie canário-da-terra (Sicalis flaveola) que eram transportados de forma irregular em um ônibus no quilômetro 611 da BR-230, no município de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará.

Durante a fiscalização, por volta das 17h30, os agentes abordaram um ônibus que fazia a rota entre Itaituba e Parauapebas. No bagageiro, os policiais perceberam um forte odor e sons característicos de aves. Após inspeção minuciosa, foram encontradas sete malas contendo as aves em condições precárias, sem ventilação adequada, alimento ou água, e confinadas em gaiolas com espaço reduzido.

Três passageiros se identificaram como responsáveis pelo transporte dos animais e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Altamira, onde o caso foi registrado e serão adotadas as providências legais.

As aves serão entregues a órgãos ambientais competentes, que cuidarão da reabilitação e destinação apropriada dos animais.

Resgate de Aves Silvestres pela PRF

Este é o segundo resgate realizado pela PRF no Pará em menos de 24 horas. No domingo (1º), outros 250 canários-da-terra foram encontrados em situação semelhante dentro de um carro de passeio que fazia o trajeto de Santarém (PA) a Bacabal (MA).

O transporte irregular de animais silvestres é crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), sujeito a sanções administrativas, civis e penais.