Pará

PRF apreende mais de 25 toneladas de camarão em Dom Eliseu

PRF apreende mais de 25 toneladas de camarão em Dom Eliseu PRF apreende mais de 25 toneladas de camarão em Dom Eliseu PRF apreende mais de 25 toneladas de camarão em Dom Eliseu PRF apreende mais de 25 toneladas de camarão em Dom Eliseu
Produto seria comercializado ilegalmente na capital paraense. Foto: PRF
Produto seria comercializado ilegalmente na capital paraense. Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu aproximadamente 25,8 toneladas de camarão salgado, no km 17 da BR-010, no município de Dom Eliseu/PA. A ação foi realizada na noite desta segunda-feira, 16, mas só hoje foi revelada pela PRF.

Durante fiscalização de rotina em um caminhão, a equipe PRF questionou o condutor sobre a carga transportada. Ele informou que se tratava de camarão fresco e apresentou, em seguida, uma documentação supostamente do produto. No entanto, houve divergência entre a carga transportada e os documentos fiscais apresentados, uma vez que nestes constava a informação “camarão cinza de viveiro” e a carga transportada, de fato, era de camarão salgado.

Também de acordo com os documentos fiscais, o produto seguiria para processamento em uma indústria. “Entretanto, por estar salgado, é evidente que já estava processado, consoante o agente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), presente no local”, informou a PRF.

Na pesagem, a carga líquida foi quase ⅓ maior do que a declarada nas notas fiscais apresentadas. Dessa forma, segundo o artigo 7º, II, da lei 8.137/90, configura crime “vender ou expor à venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição esteja em desacordo com as prescrições legais, ou que não corresponda à respectiva classificação oficial”.

Segundo o condutor, o crustáceo fora carregado a 70 km do município de Camocim, no Ceará, e seria comercializado em Belém. Diante dos fatos, o condutor foi enquadrado, em tese, pelos crimes contra as relações de consumo e contra a ordem tributária. Já a carga de camarão salgado foi apreendida pela equipe da Adepará. (Com informações da PRF)