AGENDA

Presidente do STF Luís Roberto Barroso dança o carimbó em escola do Pará

Pela manhã, o ministro participou de um encontro com estudantes do ensino médio na Escola Estadual Visconde de Souza Franco

Ao chegar, o ministro foi saudado com uma apresentação de carimbó e até se aventurou em alguns passos de dança. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará
Ao chegar, o ministro foi saudado com uma apresentação de carimbó e até se aventurou em alguns passos de dança. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, esteve em Belém nesta terça-feira (1º). Pela manhã, ele participou de um encontro com estudantes do ensino médio na Escola Estadual Visconde de Souza Franco. Ao chegar, o ministro foi saudado com uma apresentação de carimbó e até se aventurou em alguns passos de dança.

Fotos: Mauro Ângelo

Durante sua visita, ele proferiu a palestra “Como fazer diferença para si próprio, para o Brasil e para o Mundo”, além de conhecer as instalações da escola. Esta atividade faz parte de uma série de iniciativas que ele tem promovido com jovens de diferentes estados, com o intuito de promover reflexões acerca de valores, integridade, democracia, ética diante da revolução tecnológica e das mudanças climáticas.

“Durante minhas viagens pelo Brasil, costumo visitar a direção do tribunal durante o horário de almoço e, à tarde, me encontro com os juízes para ouvir suas preocupações. Já pela manhã, sempre me dirijo a uma escola pública de ensino médio, onde faço uma palestra motivacional sobre a importância dos valores, do conhecimento, do desejo de progredir”, explica.

“Acredito que as falhas na educação básica foram um entrave significativo em nossa história. Essas deficiências resultam em vidas menos iluminadas, trabalhadores menos produtivos e elites menos capacitadas. Tenho uma grande paixão pela educação básica e me empenho em visitar todas as escolas públicas nos estados que percorro, buscando motivar os jovens, ouvir suas inquietações e contribuir para que a história siga um caminho positivo”, acrescentou.

O secretário de Educação do Estado do Pará, Rossieli Soares, também marcou presença no evento e destacou a importância desta visita para os estudantes. “A Suprema Corte do nosso país possui uma trajetória notável e serve de inspiração para a juventude. Este é precisamente o tema de sua mensagem: como é possível fazer a diferença em sua vida, no nosso país e no mundo. Para nós, é extremamente positivo ter esse contato com uma figura de autoridade junto aos jovens. Consideramos isso uma grande oportunidade; é muito interessante que o ministro, apesar de seus compromissos na área jurídica, tenha optado por visitar uma escola e interagir com os estudantes. Para nós, isso representa uma excelente oportunidade”, afirmou.