A Prefeitura de Belém vai ceder definitivamente o prédio Solar Barão de Guajará para o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). O imóvel já funciona como sede do órgão há 80 anos.
A cerimônia realizada na tarde de ontem, 15, no prédio Barão do Guajará, marcou a assinatura do protocolo de intenção para o título definitivo de propriedade e comemorou os 80 anos do prédio municipal como sede do IHGP.
A assinatura de intenção foi feita pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pela presidenta do IHGP, Anaíza Virgulino. Todo o processo para o título definitivo de propriedade do prédio será feito pela Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem).
“Vamos providenciar a certidão definitiva de propriedade, da Prefeitura para o IHGP, consolidando a doação feita há 80 anos”, destacou Edmilson Rodrigues. “Outra informação: também será viabilizado um convênio entre Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Instituto para atuação conjunta em diversos projetos”.
HISTÓRICO
Em 1942, o prédio Barão do Guajará, na praça Dom Pedro, foi adquirido pela Prefeitura de Belém e, posteriormente, aconteceu a doação ao Instituto: no dia 15 de junho de 1943, sendo a primeira e única sede do IGHP. A presidenta Anaílza fez um breve histórico sobre o funcionamento do órgão no imóvel.
Ainda durante a cerimônia, foi descerrada uma placa na entrada do prédio Barão do Guajará, que celebra os 80 anos do imóvel como sede do IHGP.
HONRARIA
A cerimônia também contou com a entrega da medalha Barão do Marajó ao prefeito Edmilson Rodrigues. A condecoração é do IHGP, entregue para pessoas que trabalham pela Amazônia, pelo estado do Pará e por Belém.