A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), divulga as tábuas de maré para o início desta semana na cidade. O objetivo é prevenir a população, caso a maré alta coincida com a chuva, que costuma ser corriqueira nesta época do ano em Belém.
Nesta segunda-feira, 22, a maré alta em Belém será às 21h06, com o nível das águas chegando a 3 metros. Já na região das ilhas, a maré alta será mais cedo, às 20h49, alcançando 3.2 metros. Na terça-feira, 23, o maior nível das águas será de 3.1 metros, às 21h58, e nas ilhas será de 3.4 metros, às 21h41. Os dados foram levantados pela Marinha do Brasil e repassados para a Defesa Civil de Belém.
A previsão do tempo em Belém, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), é de muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas nos dias 22 e 23, pela parte da noite, justamente no turno onde será registrado a maré alta na cidade. Ainda segundo o Inmet, o vento será considerado fraco a moderado, nos dois dias.
A boa notícia é que Belém saiu do alerta meteorológico na cor Amarela, que consiste em perigo potencial ocasionado pelas fortes chuvas. Essa realidade da capital paraense não reflete a realidade de boa parte do estado do Pará e da maior parte do país, que ainda se encontram em alerta Amarelo, de acordo com o Inmet.
Vendaval em Belém
A Prefeitura de Belém, por meio de seus diversos órgãos, segue prestando assistência às famílias atingidas pelo vendaval que ocorreu na última terça-feira, dia 16 de janeiro, atingindo os bairros do Tapanã, Coqueiro e Parque Verde, causando prejuízos a mais de 300 residências, em graus diferentes.
A vistoria técnica em todas as residências atingidas pelo vendaval deve ser concluída pela Defesa Civil de Belém nesta semana, para assim orientar qual medida deve ser adotada pelos órgãos municipais e estaduais de assistência.
Serviço
A Defesa Civil de Belém reforça que pode ser acionada, em caso de sinistros motivados por causas naturais ou não, pelo número 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop) ou pelo número (91) 98439-0646.