LIBERADAS PARA O BANHO

Praias de Santarém passam em teste de balneabilidade

Praias de Santarém passam em teste de balneabilidade Praias de Santarém passam em teste de balneabilidade Praias de Santarém passam em teste de balneabilidade Praias de Santarém passam em teste de balneabilidade
Coletas foram realizadas entre 14 de agosto e 4 de setembro. Foto: Agência Santarém
Coletas foram realizadas entre 14 de agosto e 4 de setembro. Foto: Agência Santarém

Um novo relatório de balneabilidade contratado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), aponta a qualidade da água própria para o banho nos pontos coletados. 

As coletas foram realizadas entre 14 de agosto e 4 de setembro, nas praias de Alter do Chão (Muretá, Centro de Atendimento ao Turista – CAT, Canal Principal, Cajueiro, final da orla, escadaria, Praia do Amor e Igarapé do Macaco), Pajuçara, Ponta de Pedras e Maracanã. 

Nas praias de Alter do Chão (Praia do CAT, canal principal, praia do Amor) e praia do Pajuçara, para o parâmetro microbiológico, mais restritivo Escherichia coli, se conclui que todas as praias apresentaram condições de qualidade na categoria Própria/Excelente. E para o parâmetro menos restritivo – coliformes termotolerantes foi observado o mesmo cenário, classificado como água Própria/Excelente.

Para os pontos das praias de Alter do Chão (Ponta do Muretá; praia do Cajueiro; praia da Orla – escadaria; praia final da Orla e praia Igarapé do Macaco); Ponta de Pedras e praia do Maracanã, os resultados indicaram qualidade Própria/Muito Boa. 

Com relação às condições dos aspectos físicos e estéticos, todos os pontos apresentam condições próprias para banho.

O estudo atende a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente 274/2000 e faz parte do Contrato nº 008/2022, firmado entre a Prefeitura e a empresa Amazon Hidro – Engenharia Ambiental e Análise de Água LTDA.