Mais de 30 bairros de Belém e dos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro receberão a visita de equipes de fiscalização da Agência Reguladora de Belém (Arbel) e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), até o final do mês de março.
A força-tarefa começou nesta quarta-feira, 1º, nos bairros do Souza, Marambaia, Curió-Utinga e Mangueirão e tem por objetivo orientar a população e obter um diagnóstico dos serviços públicos de limpeza urbana executados diretamente pelo município e pelas empresas terceirizadas que prestam serviços de coleta de resíduos sólidos.
Mais de 40 profissionais, entre engenheiros civis, sanitaristas e ambientais e servidores da Arbel e Sesan estão envolvidos diretamente nesta ação conjunta.
“Nosso principal objetivo é ouvir a população e fazer um mapeamento da situação da limpeza urbana no município. Visitando locais onde já tivemos relatos de problemas relacionados à coleta do lixo e atraso dos serviços de limpeza”, explicou a diretora presidente da Arbel em exercício, Paloma Lins.
“A Sesan é responsável por esses serviços de limpeza urbana e está com a gente nessa parceria para que tenhamos um diagnóstico da situação e para que possamos, de forma conjunta, traçar um caminho para melhorar esses serviços e beneficiar a população”, completou.
O assessor técnico da Sesan, Orlando Gomes, destacou que o corpo técnico da secretaria foi colocado à disposição para realizar essa força-tarefa. “A população de Belém é a grande beneficiada com essa fiscalização, que garante a melhoria da qualidade dos serviços de limpeza urbana em nossa cidade”, destacou.
População aprova o diagnóstico
A comerciante Márcia Viana, moradora do bairro da Marambaia, recebeu as informações das equipes e contribuiu com informações relevantes para a melhoria dos serviços da prefeitura no bairro. “É a gente que está aqui todos os dias. Então, nada mais juso do que sermos ouvidos sobre os nossos problemas e nossas necessidades”, ponderou.
Reginaldo Lima é autônomo e tem um ponto comercial ao lado da Praça Tancredo Neves, na Marambaia. “Já percebi que não basta só a prefeitura limpar. Nós também temos que contribuir para manter esses serviços, com cada um fazendo a sua parte”, ressaltou.
Nesta quinta, dia 2, será a vez dos bairros do Barreiro, Maracangalha e Pedreira receberem as equipes de fiscalização. Os bairros Terra Firme, Guamá, Condor, Jurunas e Cidade Velha receberão as equipes na próxima semana. Nas semanas seguintes, mais bairros serão contemplados, totalizando 30 bairros até o final do mês de março.
Demandas
O planejamento de fiscalização foi definido com base nas demandas apresentadas pela população, por meio da ouvidoria da Arbel, que regula os serviços públicos de saneamento, seja de abastecimento água e esgotamento sanitário (operados pela Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa) ou resíduos sólidos (de responsabilidade da Sesan).
Denúncias, reclamações e contribuições sobre problemas relacionados à limpeza urbana podem ser feitas presencialmente na sede da agência, localizada na Rua Curuçá nº 555, por meio de preenchimento de formulário, que se encontra no site da Agência (arbel.belem.pa.gov.br), através do link da ouvidoria ou pelo telefone 91-98464-7478.
Fonte: Agência Belém