Pará

Ponte sobre o Rio Fresco será entregue nesta sexta pelo Governo

Facilitar o escoamento da produção é uma das estratégias do Governo do Estado para impulsionar as atividades econômicas no Pará
Facilitar o escoamento da produção é uma das estratégias do Governo do Estado para impulsionar as atividades econômicas no Pará

A entrega da nova ponte sobre o Rio Fresco, na Região de Integração do Xingu, programada para a próxima sexta-feira (5), é uma das estratégias do Governo do Estado para facilitar o escoamento da produção da agricultura e pecuária do município de São Félix do Xingu. Com o objetivo de impulsionar as atividades econômicas no Pará, a nova estrutura vai conectar a PA-279 ao município e beneficiar mais de 100 mil habitantes.

“São Félix do Xingu detém o primeiro e maior efetivo de rebanho do Estado, por isso é extremamente estratégico para a produção agropecuária. Com o ingresso de culturas como o cacau e o açaí na região, uma obra estruturante como esta tem uma importância significativa para a possibilidade de escoamento da produção, reduzindo os custos com o transporte. Também proporciona o desenvolvimento e atrai ainda mais os olhares dos investidores para realizar a produção no município”, ressalta o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Jamir Macedo.

Estrutura – A estrutura da nova ponte tem 480 metros de extensão, com 11 vãos, sendo nove com 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende as normas de engenharias civil e naval que garantem a segurança das embarcações que navegam sob as pontes. A estrutura é do tipo mista e é construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.

São Félix do Xingu – Banhada pelo encontro dos rios Fresco e Xingu, a cidade possui mais de 80% do território com predominância na área rural e mais de 128 mil habitantes, conforme dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), com referência a 2019.