Na última terça-feira (12), policiais militares do Comando de Missões Especiais (CME) salvaram a vida de uma criança, no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém.
A ação ocorreu durante a realização da Operação Polícia Mais Forte, quando os agentes, durante rondas pelo Conjunto Almir Gabriel, foram acionados por uma mulher que, visivelmente desesperada, informou que a filha de 1 ano e 5 meses apresentava sintomas de engasgamento, e estava com a pulsação fraca e a respiração quase ausente.
De imediato, os policiais iniciaram o procedimento conhecido como “Manobra de Heimlich”, que consiste numa técnica de primeiros socorros usada para desobstruir vias aéreas. O método envolve a aplicação de pressão nas costas da pessoa engasgada, massageando até que a respiração retorne ao normal.
Após a intervenção realizada, a criança voltou a respirar normalmente, sendo, em seguida, encaminhada, junto com a mãe, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Almir Gabriel, onde recebeu os cuidados médicos necessários.