A Polícia Civil do Pará intensifica neste fim de semana as ações de prevenção e orientação sobre crimes contra mulheres e outros grupos vulneráveis nas praias e balneários do estado. A iniciativa faz parte da Operação Verão 2025 e é coordenada por equipes da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV).
Em pontos estratégicos como a Praia de Marudá, em Marapanim, e o terminal de travessia para a Ilha de Algodoal, agentes distribuem materiais informativos, prestam esclarecimentos ao público e fixam cartazes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher Virtual (Deam Virtual) em estabelecimentos comerciais.
Atuação da DAV e Orientações
“A equipe itinerante da DAV atua orientando sobre os tipos de crimes mais recorrentes, como a importunação sexual e a violência doméstica. Queremos garantir que qualquer pessoa saiba como denunciar e onde procurar ajuda”, explica a delegada Marília Marchiori, da Deam de Ananindeua.
As ações também alcançam locais como Mosqueiro, Salinópolis, Curuçá e outras localidades que recebem reforço no policiamento durante a alta temporada. Durante uma dessas abordagens, uma mulher procurou a Delegacia de Marudá para denunciar ameaças feitas pelo ex-companheiro na noite de quinta-feira, 24.
Registro de Ocorrências e Medidas Protetivas
“O agressor foi até a residência da vítima armado com uma faca. Ele só não conseguiu entrar porque foi impedido por familiares. Registramos o boletim de ocorrência, solicitamos medidas protetivas à Justiça e abrimos investigação. As testemunhas e o acusado serão ouvidos, e a prisão dele será solicitada”, informou o delegado Rodrigo Dantas, titular da unidade.
A Deam Virtual funciona 24 horas por dia, atendendo vítimas de violência doméstica, familiar ou em relações íntimas de afeto em todo o estado. Pelo site da Polícia Civil (www.pc.pa.gov.br), é possível registrar ocorrências, solicitar medidas protetivas e acessar serviços como perícias, tudo de forma remota.
A Polícia Civil também reforça o uso do Disque-Denúncia 181, que funciona de forma anônima e gratuita, e do número (91) 98115-9181, pelo qual a atendente virtual Iara recebe mensagens com imagens, vídeos, áudios e localizações que possam contribuir com investigações.