O prefeito Edmilson Rodrigues assina, na terça-feira, 24, a Ordem de Serviço (OS) para a reforma do prédio da nova sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben)., or
Localizado na Rua Padre Champagnat, esquina com a Rua Dr. Assis, no bairro da Cidade Velha, numa área tombada pelo Patrimônio Histórico desde 1964, o prédio que já foi sede da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) estava abandonado há mais de dez anos.
Com previsão de investimentos de R$ 2 milhões, as obras deverão ser iniciadas imediatamente após a assinatura da OS pelo prefeito. A previsão é de que o espaço será entregue no segundo semestre deste ano.
“A reforma vai custar menos do que alugar um espaço por um período longo, de mais de um ano, e vai deixar um legado para a cidade. Ao fim do Programa, a prefeitura poderá utilizar o local como entender ser prioridade”, explica o coordenador geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.
Recuperação – A reforma prevê a recuperação das linhas e cores originais do prédio para manter as características do entorno histórico em que se encontra. A área construída do prédio é de 620 metros quadrados, com dois pavimentos.
Serão reformadas as paredes, pisos e a cobertura e revitalizadas as fachadas da Rua Padre Champagnat e da Rua Dr. Assis. No projeto há ainda a previsão de reforma completa de instalações elétricas, hidrossanitárias e instalação de proteção contra raios e incêndios.
As licenças para o início da obra já foram liberadas, tanto a Licença Ambiental, emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quanto à licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sob o Nº 01492.000268/2022-33.
Fonte: Agência Belém