Pará

PM prende suspeitos e apreende jacarés e carne de capivara em Ponta de Pedras

Durante a ação, foram resgatados sete jacarés da espécie Tinga e apreendidas cerca de três toneladas de carne de capivara.

No último domingo (16), militares da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (20ª CIPM), subordinada ao Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), prenderam três indivíduos suspeitos de transportar ilegalmente animais silvestres no município de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó. Durante a ação, foram resgatados sete jacarés da espécie Tinga e apreendidas cerca de três toneladas de carne de capivara, além de outros materiais.

A operação, denominada “Impacto nos Rios de Ponta de Pedras”, tem como objetivo combater crimes ambientais na região, como caça ilegal, desmatamento, pesca predatória, poluição de rios e tráfico de animais silvestres. Durante as fiscalizações, as equipes abordaram uma embarcação com três tripulantes no Rio Fortaleza.

O que foi apreendido

Na revista da embarcação, os policiais encontraram:

  • 7 jacarés da espécie Tinga, pesando aproximadamente 250 quilos;
  • 30 sacas de carne de capivara salgada, totalizando cerca de 2,7 toneladas;
  • 156 botijões de gás vazios;
  • 166 galões para transporte de gasolina;
  • 1 celular;
  • R$ 38.100,00 em espécie.

Procedimentos legais

Todo o material apreendido, incluindo a embarcação, foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, juntamente com o responsável pela embarcação e dois tripulantes. A ação foi realizada com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), que proíbe a caça ilegal e o transporte de animais silvestres.

A operação reforça o compromisso das autoridades em proteger o meio ambiente e coibir práticas criminosas que ameaçam a biodiversidade da região do Marajó. A apreensão de animais silvestres e a grande quantidade de carne de capivara evidenciam a gravidade dos crimes ambientais na área, que continuam sendo alvo de fiscalizações rigorosas.