A agilidade do sistema construtivo de “forma deslizante” dá celeridade à obra de construção da ponte do distrito de Outeiro, em Belém. Nesta segunda-feira (3), as duas torres do pilar central chegaram a mais de 20 metros de altura, com o pilar montante com 23 metros e o pilar jusante com 20 metros.
A ‘forma deslizante’ é um sistema utilizado para obras com estruturas de concreto armado muito altas, com seções de dimensões contínuas ou variáveis, como pilares e paredes, entre outros.
De acordo com a Secretaria de Transportes do Pará (Setran), quando as torres atingirem 35 metros dos 50 metros finais, até o final deste mês, será possível fazer a instalação dos oito primeiros cabos estais, garantindo a liberação da ponte para caminhões de carga.
Atualmente, ocorre a operação de tráfego sobre a ponte de linhas urbanas, vans, carros de passeios, motociclistas, ciclistas e pedestres.
O secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, informou que após a liberação da passagem de veículos pesados sobre a ponte, a obra seguirá para a etapa de finalização do mastro central, e demais obras de reconstrução, que devolverá ao município de Belém uma ponte moderna, com sistema de proteção dos pilares para impedir choque de embarcações.
“Teremos vãos de navegação com 100 metros de extensão, impedindo novos choques de embarcação, além da restauração dos pilares remanescentes, nova pintura, novo guarda-corpo, entre outras melhorias”, pontua Adler Silveira.
Mais sobre a ponte
A ponte do Outeiro entrou em obras em janeiro deste ano quando teve um dos pilares de sustentação destruído por uma embarcação. O governo do Estado trabalha, desde então, para entregar uma nova estrutura, construída pelo sistema de estais, semelhante as duas pontes da Alça Viária.