Pará

PF prende homem no Combu, local que será visitado por Lula e Macron

A área do Combu está com forte esquema de segurança. Foto: Wagner Santana
A área do Combu está com forte esquema de segurança. Foto: Wagner Santana

Na manhã desta terça-feira, 26, a Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão contra um homem na região da Ilha do Combu, em Belém, local que será visitado nesta tarde pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo presidente da França, Emmanuel Macron, além de autoridades locais e do Governo Federal.

“Isso faz parte do protocolo PF para garantir a segurança na região, que vai receber a visita dos presidentes daqui a pouco. O mandado em aberto era pelo crime de roubo”, informou a PF através de nota. A área está sendo monitorado pelas forças de segurança desde a última segunda-feira, 25.

O primeiro compromisso será pela tarde, em Belém (PA), onde os presidentes vão manter uma reunião bilateral. Em seguida, embarcam para a Ilha do Combu para visita a comunidades locais e reunião com líderes indígenas.

Temas como o bioma amazônico, desenvolvimento econômico local, preservação ambiental e climática, promoção do comércio e integração das áreas fronteiriças devem estar na pauta do encontro entre os dois presidentes. A cidade de Belém vai sediar a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em novembro de 2025.

Na Ilha do Combu, Lula e Macron conversam com lideranças de diferentes etnias sobre os desafios enfrentados pelos indígenas e como os dois países podem contribuir com as causas indígenas. Na ocasião, o presidente da França irá entregar uma condecoração ao líder da etnia Kayapó, Raoni Metuktire. Os presidentes também vão conhecer