COP

PF fecha duas serrarias irregulares no Pará e prende uma pessoa

Os responsáveis pelos crimes ambientais de comércio e extração irregular de madeira foram identificados durante a ação. Foto: PF/Divulgação
Os responsáveis pelos crimes ambientais de comércio e extração irregular de madeira foram identificados durante a ação. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal prendeu uma pessoa, fechou duas serrarias e apreendeu cerca de 450 metros cúbicos de madeira durante a operação Beira Rio, deflagrada na manhã desta terça-feira, 25. A ação foi no município de Inhangapi, em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) e Força Aérea Brasileira, com objetivo de identificar e fiscalizar pontos de comércio e transporte ilegal de madeiras na região.

As equipes fizeram incursões em duas serrarias localizadas à beira do rio Guamá e funcionavam sem autorização dos órgãos competentes. Foram encontrados maquinários utilizados na prática criminosa e madeira sem documentação de origem ou autorização para transporte e comércio. A prisão em flagrante foi de um homem pelo crime de receptação, que também foi autuado pelo crime de comércio e transporte ilegal de madeira.

Os responsáveis pelos crimes ambientais de comércio e extração irregular de madeira foram identificados durante a ação. As equipes também desmontaram as estruturas onde funcionavam as serrarias. A madeira apreendida pela Semas foi destinada, com o fim de guarda e depósito, para a Força Aérea Brasileira.

A Polícia Federal informa que irá instaurar um inquérito para cada pessoa identificada para que todos sejam responsabilizados pelos crimes.