A Polícia Federal, em parceria com o Ibama, lançou a operação Heitor nesta segunda-feira (30/9) no município de Santa Maria das Barreiras/PA, especificamente no distrito de Casa de Tábua. O foco da operação é combater garimpos ilegais, crimes ambientais e a possível exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão. Os garimpos, que se estendem por mais de 15 quilômetros, foram alvo de ações coordenadas.
Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão: três nas áreas de garimpo e sete em residências e estruturas de apoio na região. Seis escavadeiras hidráulicas e motores estacionários foram inutilizados, conforme a legislação que permite a destruição de equipamentos quando não é viável a remoção.
Além do fechamento de três garimpos, foram identificados possíveis responsáveis pelas atividades ilegais. Contudo, não foi constatada a redução de trabalhadores a condições análogas à escravidão.
A investigação continua com a coleta de evidências no local, apuração das circunstâncias e identificação de outros envolvidos.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção.