PREMIAÇÃO

Pesquisadora do Museu Goeldi é premiada no Prêmio CAPES/Elsevier 2024

A cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília, no dia 6 de novembro, e será transmitida ao vivo pelo YouTube.

cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília, no dia 6 de novembro, e será transmitida ao vivo pelo YouTube.
cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília, no dia 6 de novembro, e será transmitida ao vivo pelo YouTube.

A pesquisadora Josiane Santana Monteiro, doutora em Biologia de Fungos e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical, ofertado pelo Museu Goeldi e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), é uma das vencedoras do Prêmio CAPES/Elsevier 2024. Ela será reconhecida por sua significativa contribuição científica, com destaque para a área de Ciências Exatas e Naturais na Região Norte do Brasil. A cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília, no dia 6 de novembro, e será transmitida ao vivo pelo YouTube.

O Prêmio CAPES/Elsevier 2024 tem como objetivo reconhecer o impacto da produção científica das pesquisadoras brasileiras, com base no número de citações de seus trabalhos no período de 2019 a 2023. Josiane, especialista na área de fungos, se destaca por suas pesquisas sobre a Taxonomia de Fungos Conidiais, um grupo de fungos microscópicos fundamentais para vários serviços ecossistêmicos na Amazônia.

A contribuição feminina na ciência brasileira tem crescido significativamente, conforme revelado pelo relatório “Progress Toward Gender Equality in Research & Innovation – 2024”, da Elsevier. Nos últimos 20 anos, a participação feminina nas publicações científicas aumentou de 38% para 49%, colocando o Brasil no terceiro lugar no ranking global, atrás apenas da Argentina e Austrália.

Sobre o Prêmio

O Prêmio CAPES/Elsevier 2024 – Mulheres na Ciência homenageia 15 pesquisadoras que se destacaram em diversas áreas do conhecimento, com base no impacto de suas publicações científicas. O critério de avaliação utilizou a plataforma SciVal, que analisa o impacto das pesquisas em comparação com outras do mesmo tipo. Para ser elegível, a pesquisadora deveria ter publicado pelo menos cinco artigos entre 2019 e 2023.

Josiane Monteiro expressou sua felicidade e orgulho ao receber o prêmio: “Ser agraciada pelo Prêmio CAPES/Elsevier 2024 é um reconhecimento que valoriza o esforço e a dedicação ao longo de minha trajetória como pesquisadora. Representar a Região Norte é uma grande honra.”

Além da premiação, o evento contará com a apresentação de um relatório da Elsevier sobre equidade de gênero na ciência, seguido por uma mesa-redonda sobre as ações e políticas públicas relacionadas ao tema no Brasil.

Clique aqui para acessar a lista completa de vencedoras do Prêmio CAPES/Elsevier por região do Brasil.

Sobre a Editora Elsevier:
A Elsevier é uma editora global especializada em conteúdo científico, técnico e médico, oferecendo mais de 2.700 periódicos digitalizados e 43 mil títulos de e-books, auxiliando pesquisadores e profissionais da saúde em suas produções científicas.

Fonte: Gov.br