Pará

Pesquisa aponta reeleição de Helder com 74,7% dos votos válidos

Helder confirmou as primeiras mudanças em seu secretariado. Foto: Divulgação
Helder confirmou as primeiras mudanças em seu secretariado. Foto: Divulgação

Por Luiza Mello

A terceira rodada de pesquisa do Instituto Acertar aponta vitória de Helder Barbalho (MDB) no 1º turno no Pará. O atual governador, que busca a reeleição, tem 74,7% dos votos válidos e pode ser reeleito neste domingo, 2 de outubro. O resultado mostra que, a cada 4 eleitores no Estado, 3 votam em Helder. O governador tem mais de 54 pontos percentuais na frente em relação ao segundo colocado. Os votos válidos são aqueles conferidos a um candidato, ou seja, excluindo os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Ao confirmar esses resultados no final da apuração dos votos, Helder Barbalho vai se tornar o primeiro governador do Pará reeleito no primeiro turno das eleições. A expectativa é que os eleitos em todo país sejam conhecidos mais cedo do que em eleições anteriores, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu uniformizar o horário de votação em todo o Brasil para as eleições de 2022 – já que temos quatro fusos horários no território nacional. Desta vez, o horário de encerramento dos votos será às 17h, no horário oficial de Brasília.

A pesquisa do Instituto Acertar foi realizada entre os dias 28 a 30 de setembro de 2022, encomendada pelo Diário do Pará. Na intenção de voto estimulada, os dados da pesquisa mostram que Helder Barbalho atingiu 67,8%, seguido por Zequinha Marinho (PL), que obteve 18,6% das citações. Adolfo Oliveira (PSOL) 1,2%, Dr. Felipe (PRTB) e Sofia Couto (PMB) aparecem ambos com 0,9%, Major Marcony (Solidariedade) 0,6%, Cleber Rabelo (PSTU) 0,4% e Paulo Roseira (Agir) 0,3%.

Os resultados da pesquisa indicam que 5,7% dos eleitores estão indecisos e devem tomar posição somente antes da votação e 3,6% declararam que irão votar em branco ou anular o voto.

SENADO

Na apuração de votos para Senador da República, considerando apenas os votos válidos, Beto Faro (PT) seria eleito com 35% dos votos e ficaria com a única vaga para o cargo neste ano. Mário Couto (PL) teria 26,8% das intenções. A seguir, vem Pioneiro (PSDB) (12,3%), Flexa Ribeiro (PP) (10,1%), Delegado Jardel (Podemos) 6,1%, Renata Fonseca 3,8% (PRTB), Professor João Santiago (PSTU) 1,8%, Elielton Lira (Avante) 1,3%, Sabbá (PMB) 1,3%, Paulo Castelo Branco (Pros) 1% e Gideon (Agir) 0,5%.

No cenário de votos estimulados, quando você apresenta as fotos dos candidatos, Beto Faro obteve 23,1% das intenções mencionadas pelos eleitores. Segundo colocado, Mário Couto teria 17,7%, o que aponta empate técnico entre os dois no limite da margem de erro. Em seguida estão: Pioneiro (8,1%), Flexa Ribeiro com 6,6%; Delegado Jardel 4%; Renata Fonseca 2,5% das citações, seguido pelo Professor João Santiago, que obteve 1,2%. Os demais candidatos não atingiram 1,0%.

De acordo com o Instituto, continua alta a porcentagem de eleitores indecisos sobre o voto para o cargo de senador pelo Pará, com 25,1% das respostas dadas pelo eleitorado paraense aos entrevistadores. Os que declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto, somam 8,9% das menções, e contribuem para a indefinição eleitoral para o cargo de senador pelo Pará.

Esse contingente eleitoral está mais concentrado entre aqueles com baixo nível de escolaridade, são em sua maioria pessoas do sexo feminino. O resultado indica que de cada grupo de 1000 eleitores, aproximadamente 250 deles responderam que ainda não sabem em quem votar. É na região Sudoeste do Pará, seguido da região Sudeste, que estão as maiores concentrações de pessoas indecisas.

PRESIDÊNCIA

Na intenção de votos para a Presidência da República, o candidato Lula (PT) tem a preferência dos eleitores paraenses, com 50,4% das menções, considerando apenas os votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) obteve 38,4% das citações; Ciro Gomes (PDT) obteve 5,1%, Simone Tebet (MDB) 4,6%, e Soraya Thronicke (União) 1,0%. Os demais candidatos juntos somam 0,5% dos votos válidos.

No cenário da pesquisa estimulada, 47,0% dos paraenses votariam em Lula, seguido por Bolsonaro que obteve 35,8% das intenções de votos. Em terceiro lugar com 4,9% está Ciro Gomes, 4,3% preferem Simone Tebet. Esses quatro candidatos obtiveram as melhores pontuações. Os outros candidatos não atingiram 1,0% de citações. Votariam em branco ou anulariam o voto 2,9% dos eleitores paraenses e 3,7% responderam que ainda estão indecisos.

O Instituto Acertar ouviu 1.200 entrevistados entre os dias 28 a 30 de setembro de 2022, em 40 municípios. A margem de erro é de 3,0% sobre os resultados gerais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Ela foi registrada junto ao TSE com o Nº PA-07744/2022).