A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou o balanço das ocorrências registradas em todo o ano de 2023 no Centro Integrado de Operações (CIOp), vinculado à Segup. Ao todo foram 1.053.879 chamadas recebidas na central somente na Região Metropolitana de Belém (RMB).
Perturbação do sossego alheio é a ocorrência campeã, alcançando 41% das ligações. A segunda é violência doméstica (8%), seguida por ameaça (4%), mediação de conflito (3%) e atitude suspeita (3%). Do total de chamadas recebidas, 94% (995.183) foram atendidas e concluídas – média de 82,9 mil ligações por mês, e mais de 2,7 mil ligações por dia para a central 190.
De acordo com levantamento interno do Ciop, de janeiro a dezembro, foram registrados 11.304 trotes/ligações falsas, uma média de 942 trotes por mês e 30 ligações diariamente para a central. Apesar dos números, em comparação a 2022, que no mesmo período contabilizou 8.330 ligações falsas, houve um aumento de 36% nesse tipo de ligação.
Para o combate a esta prática, o Centro já conta com uma importante ferramenta no sistema Sinesp/CAD que bloqueia números caracterizados como trote. Para somar a esta ferramenta, desde o dia 4 de janeiro entrou em vigor a lei estadual nº 10.313/2024 que penaliza quem for identificado realizando falsa comunicação por meio dos canais de denúncia. A medida, sancionada pelo governador Helder Barbalho, determina que o autor da prática criminosa ficará sujeito à multa de no mínimo R$ 500 até R$ 10 mil por cada trote – sendo que o pagamento do valor não anula outras punições nos âmbitos civil e penal.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o dispositivo é mais uma forma de combater infrações. “O serviço de urgência e emergência da segurança pública, seja de 190 ou 193, é um serviço especial e importantíssimo para a população. Temos agora uma lei que disciplina isso e também permite que apliquemos multas àqueles que passam trote”.
O funcionamento do CIOp ocorre nos sete dias da semana, 24 horas, com o serviço de militares estaduais e colaboradores civis. Nos últimos anos, o Centro avançou com novas ferramentas e melhorias estruturais. “Avaliamos as ações do Centro Integrado de Operações em 2023 positivamente, principalmente no atendimento às chamadas de urgência e emergência na Região Metropolitana de Belém, que chegou a 23% a mais em comparação a 2022. Pois tivemos avanços significativos na Central Atendimento através do Call Center, como, alerta escola, alerta mulher com medidas protetivas e o alerta dos veículos de aplicativos cadastrados”, avaliou o diretor do Ciop, coronel Francisco Nóbrega.
Segundo ele, houve ainda avanços na parceria com o Samu e Corpo de Bombeiros, aumento nas câmeras de videomonitoramento espalhadas pela RMB, que dão suporte técnico e operacional. No interior, onde há a coordenação de 13 municípios com Núcleos Integrados de Operações (Niops) e das Centrais de atendimento e Despacho (Cad) também, afirma o diretor, houve
melhorias significativas.