Pará

Pela 1ª vez, bombeiras se tornam coronéis no Pará

Podem participar do concurso dos Bombeiros PA candidatos com ensino médio e formação superior em qualquer área. saiba mais detalhes do edital
Podem participar do concurso dos Bombeiros PA candidatos com ensino médio e formação superior em qualquer área. saiba mais detalhes do edital

Em novembro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA) completará 140 anos de existência. É a quarta corporação do tipo mais antiga do Brasil e uma das maiores em número de militares. Pela primeira vez na história da instituição, mulheres foram promovidas ao posto de Coronel.

Concluída a escavação do 1° dos quatro túneis do BRT

As promoções das oficiais Samara Cristina Romariz de Carvalho e Vivian Rosa Leite, ambas Tenentes Coroneis do CBMPA, foram publicadas na edição da última quarta-feira (21), do Diário Oficial do Estado, tendo sido assinadas pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

 











|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 

Os critérios para a elevação do posto foi por merecimento e antiguidade, conforme o decreto. A partir do próximo dia 25, as duas militares assumem a nova patente, configurando, neste sentido, um novo capítulo da história do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

As mulheres passaram a fazer parte da corporação em 1994. A chegada delas ao posto de Coronel ocorre 28 anos depois da presença delas na instituição.

Entenda como ficou a lei que altera aplicação de rol da ANS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará foi criado em 1882 por decisão do imperador D. Pedro II, que enviou guarnições para combater inúmeros incêndios que vinham sendo registrados na região. O presidente da Província, Justino Carneiro, assinou o ato de criação do CBMPA em 24 de novembro de 1882.