A Polícia Civil do Pará montou uma força-tarefa para atender as famílias atingidas por um deslizamento de terra, ocorrido no domingo (26), na cidade de Abaetetuba. Com o reforço, a Polícia ampliará os serviços de emissão de documentos de identificação para aquelas pessoas que tenham perdido esses registros ou que não possam acessá-los, em função das condições de segurança do local.
A força-tarefa da Polícia Civil chegou a Abaetetuba nesta segunda-feira (27), junto com o grupo montado pelo Governo do Pará, com o objetivo de dar apoio aos moradores do bairro São João, que ficaram desalojados após o deslizamento do terreno.
Delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende acompanhou a força-tarefa e os primeiros atendimentos feitos desde que a Polícia Civil foi acionada para acompanhar a situação do deslizamento e das famílias atingidas.
“Estamos dando todo o suporte necessário nas investigações e no levantamento das necessidades das famílias atingidas. Esse reforço de agentes vai facilitar que essas famílias consigam emitir documentos de identificação e acessar serviços assistenciais ofertados pelo Governo do Estado e pela prefeitura local”, frisou Walter Resende.
Durante visita na área do deslizamento, o governador Helder Barbalho destacou que “diminuir o sofrimento das 108 famílias atingidas, garantindo que elas possam ter um local adequado para habitar enquanto passam por este momento”, disse o governador.
Ao mesmo tempo, o grupo de trabalho, em conjunto com a prefeitura local, fará um diagnóstico da área impactada para dimensionar a necessidade de remanejamentos e de outras medidas possíveis para garantir a segurança do local e a moradia das famílias.
Além da Polícia Civil, agentes das Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam no local e o Governador do Estado, Helder Barbalho anunciou o envio de equipes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) para Abaetetuba.