Passaporte Belém premia os melhores da culinária paraense; veja como foi

Edição contou com a participação de 158 estabelecimentos distribuídos em 22 categorias. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará.
Edição contou com a participação de 158 estabelecimentos distribuídos em 22 categorias. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará.

Alexandre Nascimento

Oreconhecimento aos fazedores dos melhores cheiros e sabores de Belém marcaram a entrega do prêmio “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia” 2023, organizado pelo jornal DIÁRIO do PARÁ. O evento foi realizado, na noite de ontem (30), na Fábrica 242, em Belém, onde 158 estabelecimentos estiveram na disputa do troféu Estrela Azul, em 22 categorias oriundas da melhor culinária da capital do Estado. Além disso, a organização do Passaporte também lançou o Guia Virtual do Passaporte Belém, que vai indicar os três primeiros colocados da premiação, e que estará disponível no site Diário On Line (DOL).

Para a organização do Passaporte, mais do que premiar, o evento tem o real objetivo de valorizar a diversidade da culinária regional. “A nossa culinária é reconhecida nacional e internacionalmente, pela variedade que encanta a todos. Por isso, o Passaporte Belém cumpre esse objetivo de fazer essa valorização, sobretudo divulgando nossos chefes, restaurantes e comida de qualidade”, disse Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA.

Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará.

Os estabelecimentos participantes, sobretudo os vencedores, consideram o prêmio determinante na divulgação dos serviços. “Já venci seis vezes o troféu Estrela Azul, o que me faz ter orgulho em exibir esse prêmio. O motivo é que, além do orgulho de ter vencido, essa premiação é uma auto divulgação dos nossos estabelecimentos, como o meu, que começou pequeno, mas desde que venci o Estrela Azul me tornei uma referência”, disse Lúcia Torres, proprietária do Box da Lúcia.

Público
E este ano, mais de 60 mil internautas participaram da premiação, por meio de votação nos concorrentes. “Temos 25 jurados técnicos que indicaram e votaram em 158 estabelecimentos distribuídos em 22 categorias, mas a participação dos internautas é relevante. E, o principal motivo, é que isso indica a aceitação que a nossa premiação tem junto ao público”, completou Nilton Lobato.

Diante dessa relevância, o prêmio “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia” recebe o apoio de anunciantes, uma vez que a culinária é geradora de emprego e renda no Pará. “Aonde tiver negócios, o Sebrae-PA estará presente, como no ramo da gastronomia, ainda mais a nossa que é considerada uma das melhores do mundo e, por esse motivo, gera emprego e renda. Por isso, que o Sebrae-PA tem a satisfação de ser parceiro dessa premiação”, disse Rubens Magno, superintendente do Sebrae-PA.

“A Agropalma, por meio da Doratta Fry, tem o prazer de apoiar esse evento que divulga tão bem a gastronomia paraense, já que também a empresa usa as riquezas do Pará para a fabricação dos nossos produtos. Então, esperamos apoiar ou incentivar outras iniciativas como essa, de um setor que também gera emprego e renda”, declarou Débora Rubio, Especialista de Marketing da Agropalma.

“A Claro é uma operadora completa que busca sempre contribuir para levar diversão e ótimas experiências. Apoiar o Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia 2023 é estar mais perto dos nossos clientes apaixonados pela boa comida e diversidade de cores, sabores e cheiros da gastronomia paraense. Esse evento já se tornou uma manifestação cultural em nossa cidade. E com a Claro, o evento ficou ainda mais conectado e divertido”, concluiu Jaime Monteiro, gerente de marketing da empresa.

Vencedores

Categorias

Os vencedores do Troféu Estrela Azul. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará.

AÇAÍ
3º IAÇA; 2º POINT DO AÇAÍ; 1º AÇAÍ DO ALONSO

BAR
3º GRILL MIX; 2º BAR DO PARQUE; 1º COSANOSTRA PUB

CHURRASCARIA
3º BOI D’OURO; 2º CONFRARIA TUCURUVI; 1º BOI NOVO

DOCES
3º VANILLA DOCERIA; 2º CASA CHARLOTTE; 1º DOCERIA AMOROSA

HAMBURGUERIA
3º TOLD FRANK BURGER; 2º FRIDA’S HAMBURGERIA ARTESANAL; 1º PORPINO BURGUER

INTERNACIONAL
3º FRIDI GF; 2º AVENIDA; 1º THE WINE EXPERIENCE

ITALIANO
3º FAMIGLIA D’ITALIA; 2º CANTINA ITALIANA; 1º FAMIGLIA SICILIA

JAPONÊS
3º MIDORE SUSHI; 2º HAKATA; 1º SUSHI RUY BARBOSA

PADARIA
3º FORTALEZA HUMAITÁ; 2º ARMAZÉM 25; 1º SAGRES

PEIXARIA
3º PEIXARIA AMAZONAS: 2º PEIXE FRITO; 1º REMANSO DO PEIXE

PETISCO DE BOTECO
3º VEROPONIHA BOTECO GRASTRONÔMICO; 2º EGUATCHÊ; 1º BOTECO DO BACÚ

PIZZARIA
3º XÍCARA DA SILVA; 2º CIA PAULISTA DE PIZZA; 1º SR. TOMATE PIZZARIA

COMIDA POPULAR
3º THE CODE PUB; 2º BAR E RESTAURANTE ALZIRA; 1º BOX DA LÚCIA

COMIDA REGIONAL
3º AMAZÔNIA NA CUIA; 2º VER-O-AÇAÍ BELÉM; 1° CASA DO SAULO

SALGADO
3º CASA CAMILO; 2º UNHA DA CONSELHEIRO; 1º A PORTINHA

COMIDA SAUDÁVEL
3º SANTÉ; 2º MANGO ALMENTAÇÃO SAUDAVÉL; 1º GRÃO CULINÁRIA SAUDÁVEL

SORVETE
3º SANTA CLARA; 2º MAIOCA SORVETERIA ARTESANAL; 1º CAIRU

STEAK
3º LA PLATA ASADOS; 2º SANTA GRELHA; 1º THE PREMIUM STEAKS

TACACÁ
3º TACACÁ DA FLAVIA; 2º TACACÁ DA DONA MARIA, DO COLEGIO NAZARÉ; 1º TACACÁ DO RENATO

CAFÉ
3º LUGANO CHOCOLATERIA E CAFÉ; 2 º AMAZON DELI COFFEE SHOP; 1 º CHEIRIN BÃO

VINHO
3º DIONÍSIO; 2 º ENOTECA DON VINO; 1 º GRAND CRU

MELHOR CHEF
3º GRACE BENITEZ; 2 º PAULO ANIJAR; 1 º ANGÊLA SICÍLIA