Ana Laura Costa
Para quem precisou ou resolveu ficar em Belém, o Parque Estadual do Utinga, na avenida João Paulo II, foi uma ótima opção de lazer para aproveitar o último final de semana na capital. No sábado (29), os amantes de atividades físicas em contato com a natureza, aproveitaram a manhã ensolarada para se exercitar no Parque.
Em busca de hábitos mais saudáveis ou compartilhamento de bons momentos em família e amigos, os visitantes do espaço podem caminhar ao ar livre, desfrutar das oito trilhas da Área de Proteção Ambiental, que promovem a educação e sensibilização sobre o meio ambiente, além de alugar bicicletas para pedalar em um ambiente que reflete a fauna e flora amazônica.
E quem chegou animada para viver sua primeira vez no Parque foi a pequena Helena, de 7 anos. Acompanhada do pai e advogado Rafael Guedes, de 33 anos, ela diz que não vê a hora de “brincar por todo o parque e fazer um monte de coisas, quero andar de bicicleta, conhecer tudo aqui e depois já quero voltar”.
Já a bancária Liange Salgado, de 48 anos, visita o Parque Estadual pela segunda vez. Ela conta que de cara se encantou pelo espaço, principalmente pela segurança que dispõe, um fator muito importante para “qualquer mulher que decide praticar algum tipo de lazer ou atividade sozinha”, explica. Acompanhada da amiga Patrícia Nunes, 40, a bancária afirma que sábado é dia de pedalar para trabalhar os glúteos e as pernas.
“Hoje viemos pedalar, nosso negócio é pedalar! É uma atividade que demanda alta energia do seu corpo para o músculo, mas quando a gente pedala aqui, neste ambiente, toda essa energia fica até mais leve, tranquilo, a gente nem sente. É um espaço muito gostoso, então é aproveitar esse último final de semana nesse lugar que amei de paixão!”, ressalta.
A assessora Patrícia Nunes também destaca a segurança do espaço como um dos critérios que a fazem listá-lo como um de seus preferidos da capital paraense.
“Esse lugar é incrível, maravilhoso! Só não vim mais vezes esse mês porque viajei, mas sempre que posso estou por aqui. A segurança que o ambiente proporciona para que a gente possa praticar nossas atividades de maneira tranquila, é muito importante para a experiência”, alega.