A NATUREZA LOGO ALI

Parque do Utinga possibilita a prática de atividade física em contato com a natureza

No Parque Estadual do Utinga, em Belém, muita gente aproveitou o último domingo (15) para se exercitar e apreciar o contato com a natureza por meio de caminhadas, trilhas ou andar de bicicleta.

No Parque Estadual do Utinga, em Belém, muita gente aproveitou o último domingo (15) para se exercitar e apreciar o contato com a natureza por meio de caminhadas, trilhas ou andar de bicicleta. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
No Parque Estadual do Utinga, em Belém, muita gente aproveitou o último domingo (15) para se exercitar e apreciar o contato com a natureza por meio de caminhadas, trilhas ou andar de bicicleta. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A prática de exercícios físicos pode promover o bem-estar e melhorar o condicionamento físico. Realizar esse tipo de atividade ao ar livre é ainda mais prazeroso e é uma alternativa para manter hábitos saudáveis para quem busca deixar a saúde e o condicionamento físico em dia. No Parque Estadual do Utinga, em Belém, muita gente aproveitou o último domingo (15) para se exercitar e apreciar o contato com a natureza por meio de caminhadas, trilhas ou andar de bicicleta.

Como é o caso da administradora Alexandra Macedo, 30 anos. Após um período longe da prática de atividades físicas, ela retomou a rotina de exercícios no local. Admiradora da bicicleta e trilha, duas das atividades disponíveis no Parque, Alexandra busca nessas opções o equilíbrio entre saúde física e a rotina cansativa da semana. “Sempre que possível, venho ao longo da semana e no final de semana. Gosto do ambiente, gosto de natureza”, comenta.

Sempre aos sábados e domingos, o empresário Christian Berbary, 26 anos, busca se exercitar por meio de atividades como caminhada e bicicleta no Parque do Utinga, Para ele, o espaço é um ambiente mais seguro para os ciclistas do que as ruas e também pela presença marcante da natureza. Christian ressalta que “é uma questão de saúde já que hoje em dia tem muita gente sedentária e precisamos ficar atentos para essa questão e não adoecer”. 

O dentista José Carlos, 45 anos, gosta de caminhar nas trilhas do Parque sempre aos finais de semana. Quando vai, ele realiza o exercício por cerca de duas horas, principalmente pelo turno da tarde, horário preferencial do dentista frequentar o espaço. Para José Carlos, além de ser uma questão de saúde, o exercício físico também é uma forma de se conectar com a natureza. “Eu gosto de caminhar porque faz bem para o meu bem-estar. E aqui a gente tem contato com o meio ambiente, diferente de uma academia fechada”, analisa o dentista.

Quem também realiza atividades físicas por cerca de duas horas no Utinga é a médica Núbia Lopes, 59 anos. Apaixonada pela bicicleta, a médica prefere pedalar no espaço por ter uma área específica para os ciclistas, assim como ter mais contato com o espaço ao ar livre. “Sempre que posso eu venho aqui. Pode ser durante a semana ou aos sábados ou domingos. É importante mantermos nosso condicionamento físico bem, ao mesmo tempo que admiramos o ambiente natural em nossa volta”, afirma Núbia.