Levantamento feito pela Paraná Pesquisas e encomendado pelo DIÁRIO DO PARÁ aponta como está a corrida para a Prefeitura de Belém. A pesquisa abordou diversos cenários e avaliou ainda quem são os candidatos mais rejeitados, além de revelar como os entrevistados analisam o segundo mandato do governador Helder Barbalho.
Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 800 eleitores, que foram entrevistados entre os dias 9 e 14 de junho de 2024. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PA-04749/2024.
A pesquisa apontou ainda o impacto na indicação do governador Helder Barbalho na decisão de votar em um candidato apoiado por ele à Prefeitura. Um total de 29,0% informou que ‘com certeza votaria’, outros 44,3% disseram que ‘poderiam votar’ e 23,4% informaram que ‘jamais votariam’. Outros 3,4% não opinaram.
O governador Helder Barbalho tem a aprovação de 77,8% dos entrevistados, que aprovam a forma como administra o estado. Outros 18,5% desaprovam e 3,8% não sabem ou não opinaram. Para 61,2%, Helder faz uma boa ou ótima gestão, enquanto 25,1% o avaliam como regular e apenas 12,0% classificam a administração como ruim ou péssima. E 1,8% não sabe ou não opinou. Isso coloca o governador Helder como o mais bem avaliado no Brasil, considerando-se as pesquisas divulgadas nos últimos meses.