Belém -
Na virada de um ano para o outro, as metas costumam ser renovadas e os sonhos ganham novos contornos. Na contagem regressiva, com o espírito de renovação, as pessoas revisam os planos traçados, avaliam as conquistas e projetam o que desejam alcançar. Entre conquistas pessoais ou investimentos em educação, algumas pessoas se mostram otimistas, celebrando o fim do ciclo de 2024 e dando boas-vindas a um novo ano repleto de possibilidades.
Matheus Costa, de 18 anos, estagiário de agente administrativo, encara 2025 como um desafio.
Para Manuelly Ribeiro, de 16 anos, que cursa o ensino médio, o foco está, também, na entrada para a universidade. “Minha meta é passar em Medicina. Vou começar um cursinho no próximo ano para me preparar melhor. Este ano consegui aprender muito e espero levar esse aprendizado adiante”, afirmou.
A autônoma Sebastiana Santos, de 55 anos, destaca as conquistas materiais e a convivência com a família como os pontos altos do ano que se encerra. Ela conseguiu um novo emprego em julho deste ano, após 5 meses desempregada, além de manter as vendas positivas no ponto que tem no Complexo Ver-o-Rio.
“Para 2025, quero tentar comprar um carro para facilitar meu trabalho. Vejo o próximo ano com muita esperança, até porque teremos a COP-30 aqui no Estado, o que pode trazer coisas boas”, explicou, lembrando da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-30.
Já para outros, o final de ano é tempo de reflexão. A copeira Graciete Santos, de 42 anos, valorizou o perdão e os momentos familiares. “Foi um ano em que aprendi a importância de perdoar e agradecer. Para o ano que vem, quero conquistar um carro e manter minha família unida. Não penso em grandes mudanças na casa, apenas em conservar o que já temos”, disse.