ELEIÇÕES 2024

Pará tem três municípios com candidatura única; veja quais são

Novo estudo da CNM aponta que 214 Municípios têm apenas um candidato ao cargo de prefeito
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Em 214 Municípios do Brasil, o candidato ao cargo de prefeito poderá ser eleito com apenas um voto. Isso porque, para as eleições municipais de 2024, essas cidades possuem apenas um candidato registrado. Os dados* constam na pesquisa Os candidatos únicos para as Eleições municipais de 2024: incidência e perfil da Confederação Nacional de Municípios, divulgado nesta terça-feira, 20 de agosto.

Na série histórica de 2000 a 2024, esse é o maior número de candidaturas únicas na disputa pelas prefeituras. O cenário dobrou na comparação com 2020, quando essa situação ocorreu em 107 Municípios. Além disso, nestas eleições há uma queda no total de candidatos às prefeituras: 15.441, enquanto na eleição passada foram 19.379. Uma redução, portanto, de 20,3%.

“É uma queda significativa. Quando avaliamos todos esses dados juntos, pensamos na hipótese mais provável de que os desafios crescentes desestimulam as pessoas a entrarem na disputa eleitoral, especialmente para a vaga de prefeito”, analisa o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “E não falo apenas da falta de recursos financeiros e de apoio técnico. As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos, que tornam a vida pública muito penosa na ponta.”

Perfil das cidades

A média populacional das cidades com candidato único é de 6,7 mil habitantes, o que indica que esse fenômeno, em geral, ocorre com mais frequência nas pequenas cidades. Na lista de 214 candidatos únicos de 2024, o Município com menor população é Borá (SP), com 907 habitantes, e o de maior população é Batatais (SP), que possui 58.402 habitantes.

Das 214 cidades com candidatura única, a maioria (61%) é do Rio Grande do Sul (43), seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).  

Nas últimas sete eleições, 699 Municípios (12,5% do total) tiveram ao menos um candidato único. Na maioria (562), isso ocorreu apenas uma vez. Em outras 107 o cenário já aconteceu duas vezes. Já em 30 cidades, três ou mais eleições municipais tiveram candidatura única, sendo 12 Municípios do Rio Grande do Sul, 5 de São Paulo, 4 do Paraná, 3 da Paraíba, 2 de Minas Gerais, 2 do Rio Grande do Norte, 1 do Piauí e 1 de Santa Catarina.

No Pará, três cidades estão nessa situação. Em Sapucaia, no sul do Estado, Wilton Miranda de Lima (MDB) concorre à reeleição, amparado em números positivos e pesquisas que lhe dão até 92% de popularidade. Tem como vice o pastor Claudio Mariano (União Brasil). A chapa encabeça a coligação “Para Sapucaia seguir em Frente”.

Já Brasil Novo tem Weder Makes Carneiro (MDB), o Pirica, como candidato único. Ele também busca um segundo mandato para administrar o município de 24.718 habitantes, cuja economia se baseia na pecuária de corte e na agricultura. Ninguém se apresentou para concorrer com ele em outubro.

Em São Miguel do Guamá,  na região Nordeste, que tem no atual prefeito, Eduardo Sampaio Gomes Leite, mais conhecido como Eduardo Pio X (MDB), ele é o candidato de consenso entre os partidos locais. O candidato faz parte da coligação “Para Seguir em Frente”, que reúne 10 partidos políticos.

E agora? O que acontece?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, em cada eleição municipal, há situações de candidatura única para os cargos de prefeito e vice-prefeito, o que gera várias discussões sobre o número mínimo de votos necessários para elegê-los. Em casos como esse, segundo o TSE, nos municípios com candidato único, apenas um voto válido pode eleger o prefeito e seu vice, ainda que os demais eleitores votem em branco ou nulo, ou seja, Eduardo Pio X já é considerado reeleito ao cargo.

O Tribunal Regional do Pará informou que os partidos, coligações e federações tiveram até às 8h da manhã da última quinta, 15, para registrar os candidatos a prefeito e vereador pela internet e até às 19h, para fazer o registro, presencialmente, nos cartórios eleitorais, a fim de concorrer às eleições municipais deste ano, marcadas para 6 de outubro (1º Turno) e 27 de outubro (2º Turno).

Na última contagem após o horário limite, foram registrados 17. 584 mil candidatos, sendo 466 a prefeito, 16.651 a vereador e os demais a vice-prefeito (cerca de 467). Todas as informações sobre as candidaturas registradas no País estão disponíveis para o público em geral no portal DivulgaCand  “Através desta plataforma temos acesso às listas das pessoas candidatas por município e cargo, seus andamentos processuais e julgamentos. O portal é bem intuitivo. Ao acessar, seleciona-se a eleição, estado, município e cargo”, informa o coordenador de Dados Partidários, Autuação e Distribuição do TRE do Pará, Vespasiano Neto.

Com CNM e Luiza Mello