Dr. Responde

Pará tem apenas um ginecologista para cada 15 mil mulheres

Com menos de um ginecologista para cada 15 mil mulheres, Pará desponta como mercado potencial nessa área
Com menos de um ginecologista para cada 15 mil mulheres, Pará desponta como mercado potencial nessa área

O estado do Pará conta com 583 ginecologistas, conforme os dados mais recentes do estudo “Demografia Médica no Brasil 2023”, realizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Levando-se em conta que o estado tem uma população feminina de mais de 4,3 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso significa que possui menos de um ginecologista para cada 15 mil mulheres.

Segundo a coordenadora do curso de pós-graduação em Ginecologia da Afya Educação Médica, Simone Pereira Vidotti, o cenário demonstra o potencial de crescimento da carreira médica na especialidade. “O ginecologista tem um enorme leque de possibilidades no mercado de trabalho, em função do aumento da demanda. O último Censo do IBGE mostra que as mulheres são maioria da população brasileira, 51,5% e a Ginecologia é uma especialidade que tem papel fundamental no acompanhamento da saúde feminina”, destaca.

A “Demografia Médica 2023” mostra, ainda, que a Ginecologia ocupa o quarto lugar na preferência das especialidades entre os médicos, com 37.327 mil profissionais registrados no país. As três primeiras são Clínica Médica, com 56.979 mil profissionais, Pediatria, com 48.654 mil, e Cirurgia Geral, com 41.547.

De acordo com Simone Vidotti, os profissionais de Ginecologia têm como principal missão o cuidado e a promoção do bem-estar das mulheres em todas as fases de suas vidas, dos anos iniciais, entre a infância e adolescência, ao período da vida adulta e, posteriormente, em idades mais avançadas.

Diante do cenário promissor no Pará, a Afya Educação Médica está lançando o curso de pós-graduação em Ginecologia Ambulatorial no estado. O profissional com essa formação pode atuar em clínicas e consultórios especializados, faculdades e universidades, laboratórios e centros de pesquisa.

O curso de pós-graduação em Ginecologia da Afya Educação Médica tem duração de 18 meses. O médico que ingressar no curso terá acesso a uma extensa grade curricular teórica, além de atividades práticas. Isso porque a Afya Educação Médica mantém um programa de atendimento gratuito à comunidade. Dessa maneira, o médico tem acesso a casos reais.

No Pará, a Afya Educação Médica está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Ginecologia Ambulatorial. Os médicos interessados podem tirar dúvidas pelo número (91) 2992-0874 ou pelo site educacaomedica.afya.com.br.

A instituição, que é referência em educação médica no país, está presente em Belém, oferecendo mais de 70 cursos de educação continuada. A unidade está localizada na Travessa Dr. Moraes, bairro Nazaré. O prédio conta com 16 consultórios, espaço de convivência, sala de discussão de casos clínicos, além de uma equipe profissional de apoio altamente qualificada.