Dr. Responde

Pará supera 900 mil casos de Covid-19 desde 2020

O Pará superou a casa dos 900 mil casos de Covid registrados desde o início da pandemia, em 2020.
Eles receberão indenização por danos morais próprios e pelo sofrimento da mãe no período da doença

O Pará superou a casa dos 900 mil casos de Covid registrados desde o início da pandemia, em 2020. Os dados atualizados pela Secretaria de Saúde Pública (Sespa) até o dia 2 de agosto totalizam 900.458 casos confirmados. Há ainda 832 mil descartados, 857 mil pessoas recuperadas e 19.271 óbitos.

Belém lidera o número de casos com 161.301 casos, ou 17,91%. Parauapebas vem a seguir com 65.114 registros confirmados. A capital também é quem tem mais mortes, 5.531, e uma taxa de letalidade de 3,43%.

INTERNAÇÕES
Divulgado nesta sexta-feira (2/8), o novo Boletim InfoGripe observou, nas últimas semanas, um maior número de hospitalizações por Covid-19 entre os idosos em alguns estados do Nordeste, no Amazonas e em São Paulo.

Apesar desse aumento, as internações pela Covid-19 ainda se mantêm em patamares baixos quando comparadas ao histórico de circulação do vírus causador da doença. Diante desse cenário, os pesquisadores orientam que os hospitais e as unidades sentinelas de síndrome gripal dessas regiões reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento expressivo na disseminação do vírus.

Referente à Semana Epidemiológica (SE) 30, de 21 a 27 de julho, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 27 de julho. O estudo constatou também aumento das internações por Influenza A entre os idosos em alguns estados das regiões Sul e Sudeste, apesar de já haver sinal de interrupção do crescimento em outros estados da região Centro-Sul.

O QUE É

  • A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos.

 

  • TRANSMISSÃO
    A transmissão por contato é a transmissão da infecção por meio do contato direto com uma pessoa infectada.
  • A transmissão por gotículas é a transmissão da infecção por meio da exposição a gotículas respiratórias expelidas, contendo vírus, por uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra, principalmente quando ela se encontra a menos de 1 metro de distância da outra.
  • A transmissão por aerossol é a transmissão da infecção por meio de gotículas respiratórias menores (aerossóis) contendo vírus e que podem permanecer suspensas no ar, serem levadas por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos (geralmente horas).