TELEFONIA

Pará supera 1,06 milhão de trocas de prestadoras de telefonia em 16 anos

Saiba mais sobre a portabilidade numérica no Brasil: como trocar de prestadora sem mudar o número de telefone.

Pará supera 1,06 milhão de trocas de prestadoras de telefonia em 16 anos Pará supera 1,06 milhão de trocas de prestadoras de telefonia em 16 anos Pará supera 1,06 milhão de trocas de prestadoras de telefonia em 16 anos Pará supera 1,06 milhão de trocas de prestadoras de telefonia em 16 anos
Pará supera 1,06 milhão de trocas de prestadoras de telefonia em 16 anos

Desde a implementação da portabilidade numérica no Brasil, em setembro de 2008, os usuários de telefonia móvel e fixa podem trocar de prestadora sem precisar alterar o número de telefone. Em 16 anos, o país registrou 96,55 milhões de migrações entre prestadoras.

De acordo com o relatório trimestral da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), que administra o serviço no Brasil, até 31 de dezembro de 2024, foram realizadas 23,83 milhões de migrações (25%) de linhas fixas e 72,72 milhões (75%) de linhas móveis.

Portabilidade no Pará

No estado do Pará, desde a implementação do serviço, foram realizadas 1,06 milhão de transferências de prestadoras. Desse total, 162,98 mil (15%) foram migrações de telefones fixos, e 904,68 mil (85%) de telefones móveis.

Movimento no quarto trimestre de 2024

Entre outubro e dezembro de 2024, o Brasil registrou 1,69 milhão de portabilidades, sendo 396,63 mil (23%) de linhas fixas e 1,30 milhão (77%) de linhas móveis. No Pará, no mesmo período, 25,08 mil migrações foram realizadas, com 2,49 mil (10%) sendo de telefones fixos e 22,59 mil (90%) de telefones móveis.

Regulamento e prazos

A portabilidade numérica é regida pelo Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, aprovado pela ANATEL. A troca deve ocorrer dentro do mesmo serviço, ou seja, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e dentro da área de DDD correspondente. O processo de migração é concluído em até três dias úteis, ou pode ser agendado pelo usuário. Caso o usuário desista da migração, ele tem até dois dias úteis após a solicitação para interromper o processo.

Como solicitar a portabilidade numérica

Para realizar a portabilidade, o usuário deve seguir alguns critérios, como:

  • Informar o nome completo e comprovar a titularidade da linha;
  • Apresentar o número do documento de identidade;
  • Fornecer o número de cadastro no Ministério da Fazenda (para pessoas jurídicas);
  • Informar o endereço completo e o código de acesso da linha;
  • Confirmar a solicitação por meio de SMS enviado pela prestadora.

Acompanhe as migrações e consulte números

Para acompanhar as solicitações e efetivações de portabilidade, os usuários podem acessar o site da ABR Telecom. O portal também oferece uma ferramenta para consultar a qual prestadora pertencem os números que já realizaram a portabilidade.