Pará

Pará registrou 8,4 mil acidentes de trabalho em 2022 com 63 mortes

Pará registrou 8,4 mil acidentes de trabalho em 2022 com 63 mortes Pará registrou 8,4 mil acidentes de trabalho em 2022 com 63 mortes Pará registrou 8,4 mil acidentes de trabalho em 2022 com 63 mortes Pará registrou 8,4 mil acidentes de trabalho em 2022 com 63 mortes
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 2022, o Brasil registrou 612 mil acidentes de trabalho. No Pará, foram 8.473 ocorrências, com 63 óbitos, que colocaram o Estado na 14ª posição no ranking nacional de acidentes de trabalho, de acordo com um levantamento feito pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, plataforma de informações oficiais e públicas, desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho (OIT Brasil).

Com o objetivo de reforçar a prevenção de acidentes dentro das indústrias do Estado, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/PA) e REDES/FIEPA, promoverá nesta quarta-feira (19/04), no auditório Albano Franco, um workshop de sensibilização para a importância de se manter hábitos saudáveis e comportamentos seguros no ambiente de trabalho para reduzir os índices de doenças ocupacionais, absenteísmo e acidentes, que em muitos casos podem ser fatais.

Durante o encontro, realizado em alusão ao Abril Verde, será realizada a palestra “Gerenciamento de risco com a gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP)”, com o técnico de Saúde e Segurança do SESI Pará, Ronildo Monteiro.

“A palestra vai mostrar a importância de fazer a gestão dos elementos que compõem o FAP, que é um tributo federal relacionado à saúde e segurança do trabalho, e sensibilizar as empresas para que elas invistam em saúde e segurança e reduzam acidentes, previnam doenças e consigam também uma diminuição na sua tributação que pode ser de até 50%. Então, a ideia é orientar as empresas para este investimento em saúde e segurança se converta em benefícios financeiros e econômicos”, explica Monteiro.

Segundo Jacilaine Souza, gerente executiva de Segurança e Saúde da Indústria do SESI Pará, o evento busca incentivar as melhores práticas e promover a reflexão para a gestão regular da saúde e segurança em ambientes industriais.

“A intenção é fomentar entre as empresas uma mudança de mentalidade, de cultura. Queremos incentivar as empresas a pensarem na área de Saúde e Segurança do Trabalho como um investimento para a promoção de ambientes de trabalho com mais qualidade, mais saudáveis e seguros, com ações regulares e a atenção que o tema precisa e merece”, afirma.

A gerente conta que em uma pesquisa realizada no ano passado com mais de 1 mil gestores de empresas de todo o Brasil o SESI Pará aparece em primeiro lugar no combate ao absenteísmo, quadro que acompanha os afastamentos relacionados a acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.

“O resultado desse levantamento feito pelo Departamento Nacional do SESI em todo o País demonstra a liderança da instituição paraense no segmento de Saúde e Segurança no Trabalho (SST)”, avalia.

Serviço:

Workshop Saúde e Segurança no Trabalho em Ambientes Industriais

Local: Auditório Albano Franco da FIEPA (Trav. Quintino Bocaiúva, 1588).

Data/Hora: Dia 19/04 às 08 horas

Inscrições: http://bit.ly/SSTAmbientesIndustriais

Entrada Gratuita