Pará

Pará registra terceira morte por dengue em 2024

 Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte provocada por dengue no Pará. O estado apresenta quase 12,5 mil casos prováveis da doença neste ano e agora com três mortes. Antes, os óbitos foram registrados em Monte Alegre e Belém. No boletim atualizado nesta sexta-feira, 12, o órgão confirmou a terceira morte no estado na cidade de Altamira.

Apesar disso, o MS informa que o Pará e outro estados apresentam incidência estável.

Temperatura acima dos 38 ºC, dores de cabeça, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, inflamação dos gânglios linfáticos, coceira e, até mesmo, erupções avermelhadas na pele, são alguns dos sintomas clássicos da dengue quando o quadro é considerado leve.

Algumas pessoas podem desenvolver ainda uma infecção assintomática que, como o próprio nome diz, não apresenta sintomas.

Nos casos de dengue grave, é comum que os sintomas apareçam após o desaparecimento da febre e com alguns sinais de alarme, indícios de que pacientes com quadros leves podem ter complicações pela dengue. Entre eles estão náuseas, vômitos, sangramento em mucosas, dor abdominal intensa e tontura ao levantar.

Artigo recente publicado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz analisa os óbitos por dengue e aponta ainda que a desassistência e a desatenção ao potencial agravamento que os pacientes podem apresentar são as principais razões associadas às mortes por dengue.