A redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) — que incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte — continua sendo um dos principais destaques da política de segurança pública no Pará. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), o Estado registrou uma queda de 59,5% nos casos de CVLI entre janeiro de 2018 e junho de 2025. Isso representa 1.281 vidas preservadas.
O mês de junho de 2025 foi o melhor da série histórica desde 2010, perdendo apenas para fevereiro deste ano. O Pará também encerra o primeiro semestre de 2025 com uma redução de 11% nos crimes em comparação ao mesmo período de 2024.
“Esses dados mostram o quanto o Pará tem avançado no combate à criminalidade. Em sete anos, mantivemos uma curva constante de queda nos crimes violentos. Isso só tem sido possível graças aos fortes investimentos do Estado em segurança pública e ao trabalho integrado das forças de segurança”, destacou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.
Números em destaque:
- CVLIs em 2018 (jan-jun): 2.153 casos
- CVLIs em 2025 (jan-jun): 872 casos
- Redução acumulada: 59,5%
- Vidas preservadas: 1.281
Na comparação com junho de 2018, quando foram registrados 350 casos, o mesmo mês em 2025 teve apenas 145 registros, configurando a melhor marca em 15 anos. Em relação a junho de 2024, com 156 ocorrências, a queda foi de 11%.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, atribui os resultados ao conjunto de estratégias adotadas:
“A redução no semestre é resultado do reforço no policiamento ostensivo, uso de tecnologias de monitoramento, e intensificação das operações integradas entre as forças de segurança em todas as esferas. Isso mostra o comprometimento do governo com a segurança pública.”
Já o delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, destacou a importância da investigação qualificada:
“A Polícia Civil tem atuado com base em inteligência e planejamento estratégico. A agilidade na resolução dos crimes contribui diretamente para os bons resultados apresentados.”
Com um trabalho coordenado, ações preventivas, e a modernização da segurança pública, o Pará segue consolidando sua trajetória de queda consistente nos índices de violência e garantindo mais segurança à população.