Pará

Pará registra a quarta morte por dengue em 2024

Conforme o 9º Informe Epidemiológico de Arboviroses, de 4 de julho, o Pará já registrou, este ano, 11.143 casos confirmados de dengue
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Pará contabilizou nesta semana o quarto óbito provocado pela dengue no ano. O caso mais recente foi registrado em Parauapebas, segundo informou o Ministério da Saúde. As outras três mortes confirmadas no estado até agora em 2024 ocorreram em Belém, Altamira e Monte Alegre. Pouco mais de 15 mil casos prováveis de dengue estão sob investigação.

Contudo, segundo o Ministério da Saúde, atualmente 21 estados brasileiros e o Distrito Federal apresentam tendência de queda ou de estabilidade na incidência de dengue. Apenas cinco unidades federativas ainda apresentam alta.

Sinalizam queda ou controle: Alagoas; Amazonas; Acre; Amapá; Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rondônia; Roraima; Santa Catarina e São Paulo. Sinalizam aumento: Ceará, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins.

Para evitar a dengue, a eliminação dos focos do mosquito segue como medida mais eficaz. As larvas do transmissor se desenvolvem em água parada. Dessa forma, é preciso empenho da sociedade para eliminar os criadouros com medidas simples e que podem ser implementadas na rotina, como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água de animais de estimação, tampar ralos e pias, entre outras.