Pará

PARÁ QUE ORGULHA: Trabalhadores saudáveis, empresas sustentáveis

PARÁ QUE ORGULHA: Trabalhadores saudáveis, empresas sustentáveis

Promover qualidade de vida no ambiente de trabalho é uma tendência cada vez mais forte que requer responsabilidade e investimento das empresas em medidas para manter a saúde física e psicológica dos funcionários. Afinal, o bem-estar ocupacional traz benefícios para ambos os lados: melhor produtividade, maior satisfação com o ambiente e mais motivação para realizar as tarefas. Pensando nisso, a Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, tem focado seus esforços em promover um local de trabalho saudável e seguro que seja acompanhado, analisado e aprimorado de modo constante.

Como medida para garantir a máxima segurança dos colaboradores, a Agropalma mantém o Índice de Performance de Segurança (IPS), que rastreia todos os desvios em comportamentos de segurança por tipo, gravidade e local, permitindo a identificação das áreas com maiores riscos relacionados à segurança ocupacional. Dessa forma, é possível aperfeiçoar a estratégia e os procedimentos de segurança do trabalho, como o desenvolvimento de novos equipamentos de proteção individuais (EPIs) e ações para conscientização dos funcionários.

Alta adesão ao plano de saúde

O investimento e o apoio para a saúde dos colaboradores devem estar em primeiro lugar. Com profissionais saudáveis, dispostos e acolhidos, as atividades são mais produtivas, pois há uma melhora significativa e comprovada nos relacionamentos, comunicação, motivação e confiança.

Responsável por gerar mais de cinco mil empregos por meio de suas operações, a Agropalma investe ativamente em ações para o bem-estar dos colaboradores. Em casos de emergência, as unidades de Tailândia, Belém e Limeira fornecem assistência médica em seus ambulatórios. Todas as questões de saúde relacionadas ao trabalho são tratadas nas dependências da empresa ou em estabelecimentos conveniados.

A assistência médica geral está disponível a todos os colaboradores da Agropalma por meio de um plano de saúde privado que inclui assistência dentária. Os funcionários podem ainda optar por incluir seus dependentes legais. De acordo com a companhia, a adesão tem sido alta, com mais de 95% dos funcionários cadastrados.

A Agropalma também mantém um esforço inabalável voltado a garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro. A companhia montou uma estratégia e implementou diversas medidas preventivas com foco no cuidado, higiene e educação e na realização de campanhas internas para incentivar os funcionários a se vacinarem contra a gripe. Como resultado, registramos alta adesão dos colaboradores, que aprovaram a iniciativa da imunização.

Prática de exercícios e nutrição equilibrada

Como em muitas outras partes do mundo, doenças relacionadas ao estilo de vida, como diabetes e doenças cardíacas, são uma preocupação considerável no Brasil. Mais de 20% da população são classificados como obesos, e cerca de 10% sofrem de diabetes tipo 2. Para incentivar a prática de atividades físicas e diminuir as chances de desenvolver doenças crônicas, a unidade da Agropalma em Tailândia – PA conta com uma academia disponível a todos os colaboradores da unidade.

“Além do incentivo à prática de exercícios físicos, contamos com nutricionistas para ampliar as escolhas de alimentos saudáveis em nossos refeitórios, a fim de proporcionar uma nutrição mais equilibrada”, diz Marcella Novaes, diretora Administrativa da Agropalma. “Garantimos alimentação no refeitório, com cardápios ajustados para atender o paladar local e a disponibilidade de ingredientes na região.”

No período da pandemia, a Agropalma estabeleceu, inclusive, um comitê multidisciplinar de prevenção da Covid-19 e continua com um alto nível de atenção nas plantações, indústrias extratoras e refinarias. Os resultados foram positivos e a companhia não registrou surtos internos da doença no período pandêmico. As medidas de mitigação foram consideradas um exemplo positivo entre as empresas que atuam no Pará.

Salários e benefícios justos e igualitários

Os participantes do Programa Jovem Aprendiz da Agropalma também têm direito, além de receberem meio salário mínimo, a planos de saúde e odontológico, seguro de vida, vale-alimentação e vale-farmácia – benefícios que garantem o bem-estar e a segurança enquanto estudam e se desenvolvem profissionalmente.

A Agropalma mantém o compromisso de fornecer empregos formais que permitam aos colaboradores construir vidas dignas e estáveis para suas famílias. Como parte desse compromisso contínuo e para atender as obrigações como membro do POIG, em 2018, a companhia concluiu um estudo de salário de bem-estar (living wage).

Ao utilizar a metodologia ANKER, a Agropalma realizou um levantamento dos menores salários dos colaboradores diretos e indiretos que trabalham nas fazendas e indústrias de extração da empresa e comparou com o custo de vida nas áreas ao redor de plantações no Pará.

“Acreditamos que essa foi uma das primeiras e mais detalhadas avaliações já feitas para o setor de óleo de palma. Durante os últimos três anos, abordamos diversas organizações buscando feedbacks sobre nosso relatório e suas conclusões”, afirma Marcella.

“Reconhecemos que o cálculo de salário de bem-estar é uma ferramenta crucial nos dias de hoje, tanto que, em 2022, o atualizamos com dados secundários para contabilizar o aumento no custo de vida. Definimos, então, uma meta para atualização detalhada a cada cinco anos e inclusão das refinarias em 2023”, complementa.

Sessões de cinema para colaboradores e comunidades

Com a finalidade de proporcionar bem-estar mental para os colaboradores e todos que integram as comunidades no entorno da empresa, no final de 2022, a Agropalma promoveu sessões gratuitas de cinema em Moju (PA), com cerca de 3 mil pessoas presentes. O ambiente contou com isolamento acústico, ar condicionado e a clássica pipoca de cinema, bem como som estéreo, gerador próprio e elevador de acesso para pessoas com deficiência.

Segundo Wander Antunes, coordenador de Responsabilidade Socioambiental Corporativo da Agropalma, a companhia planeja ampliar cada vez mais seu impacto positivo na região, contribuindo tanto para o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde está inserida como para a disseminação da cultura às comunidades do entorno.

“O Cine Agropalma proporcionou aos moradores da região a oportunidade de assistir a filmes que são sucesso de bilheteria. Foi uma experiência única para muitos que nunca puderam estar em uma sala de cinema”, diz Antunes.

Carreta Cine Agropalma
Refeitório da empresa em Belém
Refeitório em Tailândia FOTOs: divulgação