Pryscila Soares
O Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), lançou no último sábado (4) o programa Pará Patas, uma iniciativa que tem o objetivo de promover a saúde animal no estado. A primeira ação ocorreu, de 8h ao meio-dia, na Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no bairro do Benguí, em Belém. Cerca de 500 animais foram atendidos com serviços de vacinação antirrábica e consultas com médicos veterinários.
A primeira edição contou com a parceria da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa), que ofertou as consultas, e os alunos do curso de veterinária da Universidade da Amazônia (Unama), que realizaram a vacinação dos cães e gatos. Todos os serviços foram ofertados gratuitamente e de portas abertas para a população em geral.
Dentro do cronograma, já estão agendadas mais três ações que ocorrerão neste mês nos complexos das Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém (RMB). O programa é voltado sobretudo para famílias que não têm condições de arcar com os custos veterinários e de vacinas. Além disso, a Seac também deve atuar a partir da segunda quinzena deste mês com o serviço de castração dos animais, pelo Programa Pará Pet, conforme ressaltou o titular da Seac, Igor Normando.
“Muita gente não tem condições de arcar com uma consulta veterinária e com uma vacina que protege o animal. Essa é uma forma que a gente encontrou de ajudar. Estamos oferecendo consulta veterinária e vacinação gratuita, e a partir do dia 15 vamos começar a fazer as castrações de forma itinerante. A ideia é percorrer todos os bairros onde o Ter Paz atua de forma mais ativa, a começar pela capital e depois expandir pelo interior”, destaca.
CONCIENTIZAÇÃO
A iniciativa visa ainda combater as zoonoses, os maus tratos contra os animais e conscientizar a população sobre a importância de o ser humano conviver harmonicamente com os pets. “É muito importante que as pessoas tenham consciência de que investir em saúde animal também é investir em saúde humana. Morre mais gente de toxoplasmose do que de dengue. Temos a absoluta certeza de que a Seac junto ao Governo do Estado tem tudo para fazer uma política pública efetiva para proteção animal. E, com o projeto de castração, vamos conseguir diminuir a população animal de forma educacional e fazendo intervenção cirúrgica”, declarou Igor Normando.
Dentre os tutores que levaram seus animais para receber os serviços do programa estava a professora Lana Souza, 27, que reside no bairro do Mangueirão e levou a sua gatinha Serena, de 8 meses, para atualizar a vacina. “Fiquei sabendo da ação pelas redes sociais. É muito importante porque a gente passou um bom tempo sem vacina devido à pandemia. A preocupação com a minha gatinha era mais a vacinação básica, que é a antirrábica, e também tem as consultas que o pet pode precisar. Seria interessante também ter campanha de adoção”, disse.
Próximas ações do Pará Patas:
17/03 – UsiPaz Terra Firme. Passagem Belo Horizonte, 56 – entre Av. Perimetral e Pass do Arame. De 9h às 12h.
24/03 – UsiPaz Professor Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará). Estrada do Icuí-Guajará esquina com a Avenida Independência, S/N. De 9h às 12h.
31/03 – UsiPaz Cabanagem. Rua Damasco, nº 37, próximo a Estrada do Benjamin (ao lado da Escola José Valente Ribeiro). De 9h às 12h.