Diego Monteiro
Com a realização da 10ª edição do Pará Negócios 2023, a Associação Comercial do Pará (ACP), uma das organizadoras do evento, estima que nos dois dias de programação, sábado (18) e domingo (19), aproximadamente R$ 20 milhões em negócios tenham sido fechados pelos 200 expositores presentes. O evento enfatizou políticas públicas voltadas para o crescimento econômico sustentável no Estado.
Juntamente com a ACP, o evento contou também com a organização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio do Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e do Banco do Estado do Pará (Banpará).
Elizabeth Grunvald, presidente da ACP, destaca que o Pará Negócios é uma feira abrangente e inclusiva. “O maior legado do evento não se resume ao que ocorre durante sua realização, mas principalmente ao que ocorre após o encerramento da programação: através dos contatos estabelecidos e da visibilidade dos produtos. Estamos extremamente satisfeitos com esses dois dias”, afirma.
“Desde sábado, começamos a receber feedbacks positivos dos expositores com os quais interagimos. O objetivo principal da feira é facilitar negócios e contatos, e isso tem sido alcançado. Embora ainda estejamos fazendo uma análise mais detalhada, podemos adiantar que as expectativas, tanto em termos de público quanto de negócios realizados, foram superadas”, complementa Elizabeth.
Ao longo dos dois dias, a programação proporcionou aos participantes, rodadas de negócios, oportunidades de networking para empresários, empreendedores, líderes e gestores, além de oferecer a chance de aprendizado e troca de experiências com renomadas personalidades nas áreas de gestão, programação cultural, palestras, congressos e oficinas destinadas a diversos setores.
Lucas Gelain, diretor-superintendente da empresa Cresol, compartilha sua experiência. “Somos um sistema de crédito cooperativo, e este é o primeiro ano em que participamos do Pará Negócios. Foi um encontro de oportunidades significativo para nós, já que em breve inauguraremos nossa primeira agência na capital, e certamente esse momento foi oportuno para nossa equipe”, relata.
Karlito Marques, empresário especializado em serviços contábeis para empresas, elogia a feira. “Vejo o Pará Negócios como um privilégio, especialmente para quem participa pela primeira vez de um evento tão relevante. É através desse espaço que é possível concretizar grandes interações e parcerias, que certamente contribuem para o desenvolvimento de cada negócio”, destaca.