Mecanismo criado para que os consumidores possam proibir instituições financeiras e correspondentes bancários de entrarem em contato proativamente com eles para oferecer crédito consignado, o Não me Perturbe, cadastrou em julho passado 3.357.837 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de oferta indesejadas sobre crédito consignado na plataforma desde o início das regras, em 02 de janeiro de 2020. Já os pedidos de bloqueio feitos a todas as instituições financeiras somaram 2.622.977.A maioria dos pedidos de bloqueio de telefone partiu de consumidores de cidades da região Sudeste (53,4), com 1.797.884 solicitações. A região Sul responde por 613.431 solicitações (18,27% do total), seguida pelo Nordeste, com 489.482 pedidos (14,58% do total), Centro-Oeste, com 339.833 e Norte, com 117.207 (respondem por 10,18% e 3,48% dos pedidos, respectivamente). O estado de São Paulo, com 992.645 pedidos de bloqueio, segue na liderança do indicador no país, seguido por Minas Gerais (383.463) e Rio de Janeiro (352.985). O Pará soma 40.624 pedidos.
Para fortalecer o “Não me Perturbe” e reduzir as reclamações de consumidores que são importunados com ligações indesejadas, os bancos rejeitam propostas de contratação de consignado encaminhadas por correspondentes em nome de consumidores cadastrados na plataforma. Nesses casos, a contratação pode ser feita nas agências bancárias ou nos canais de autoatendimento dos bancos.
Fonte: Com assessorias