Segundo dados da Estatística de Falsificação do Banco Central mostram que mais de 161 mil cédulas foram falsificadas no Brasil até setembro deste ano. Só no Pará mais de 1.300 notas foram apreendidas de janeiro a setembro de 2022.
A cédula mais falsificada pelos criminosos é a de R$ 100, na segunda família. Foram apreendidas 486 cédulas desse tipo. Logo em seguida vem as de R$ 50, também da segunda família. Foram apreendidas no ano 469. O Pará lidera o ranking de cédulas falsas retidas pelo Banco Central na região Norte, segundo o levantamento divulgado em 30 de setembro.
Segundo orientação do Banco Central, quando você receber uma cédula veja sempre os principais elementos de segurança:
– Nas cédulas da segunda família do real, verifique a Marca-d’Água, o Número Escondido, a Faixa Holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o Número que Muda de Cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o Alto-Relevo.
– Nas notas da primeira família verifique a Marca-d’Água, a Imagem Latente e o Registro Coincidente. Verifique também o Relevo.
A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.
Caso você receba uma cédula suspeita de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico, encaminhe-se ao gerente da agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
Caso você receba o dinheiro fora de uma agência ou do horário do expediente bancário, na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
Agora se o ocorrido for durante numa transação do dia a dia, você pode recusar o recebimento da cédula após identificar os pontos que caracterizem que ela seja falsa. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E APRENDA A IDENTIFICAR SE O SEU REAL É REAL