Pará

Pará ganha o mais moderno pronto-socorro do Brasil

O complexo de saúde será o maior da região metropolitana. A expectativa é que mais de um milhão e meio de pessoas possam ser atendidas
O complexo de saúde será o maior da região metropolitana. A expectativa é que mais de um milhão e meio de pessoas possam ser atendidas
Depois de 20 anos com apenas dois hospitais de urgência e emergência de gestão municipal, o Governo do Pará entregou o novo pronto-socorro, no bairro Parque Verde, em Belém. O complexo de saúde, que fica na Avenida Augusto Montenegro, é considerado o mais moderno do país e o maior da Região Metropolitana. O governador Helder Barbalho, acompanhado de autoridades e secretários estaduais e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará a cerimônia de entrega do hospital.
“É uma satisfação e uma alegria imensa poder entregar esse hospital para à população, porque foi um compromisso que eu assumi com quem mora aqui pra Augusto Montenegro e região. Cuidar da saúde das pessoas, sempre foi uma das nossas prioridades. Hoje é um momento histórico! Todas as famílias que moram por aqui, em Icoaraci, Outeiro, que antes estavam extremamente distantes das regiões centrais de Belém, agora estarão amparadas com atendimento e serviço de ponta, sem contar com os moradores de Ananindeua, Marituba, Benevides… O hospital é 24h e estará de portas-abertas para todos”, disse o governador Helder Barbalho.
Atendimento –  A expectativa é que mais um milhão e meio de pessoas possam ser atendidas na unidade de saúde. Com 115 leitos, divididos entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), urgência e emergência, o hospital tem 12 boxes adultos e 12 infantis, sala vermelha com leitos adulto e infantil, além de um isolamento adulto, dois infantis e 6 salas de cirurgia, durante o período de implantação, a unidade atenderá casos de pediatria em geral.
Equipado com aparelhos de última geração, o novo pronto-socorro da Augusto Montenegro atenderá moradores de toda a Grande Belém, sobretudo, bairros do entorno, como Bengui, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, além da região das ilhas.
Estrutura – Com 28 mil metros quadrados de área construída e estruturada para desenvolver atendimento de urgência e emergência 24 horas, o hospital atenderá também pacientes de média complexidade hospitalar em pediatria.
Em Belém, Governo do Estado entregará pronto-socorro mais moderno do Brasil
“Vejo como um excelente benefício para a população em geral, principalmente para nós que moramos ao entorno e precisávamos nos deslocar para muito longe em busca de atendimento”, disse a trabalhadora autônoma, Rosângela Pereira, moradora da área há quase 30 anos.
Como retaguarda, o novo pronto-socorro terá o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), por meio de uma série de exames disponíveis aos pacientes atendidos no local, como os de Tomografia; Raio-X; Ultrassonografia; Eletrocardiograma, entre outros – além de laboratório de análises clínicas e patológicas, os serviços de farmácia, nutrição e dietética e agência transfusional.
Além dos atendimentos voltados para urgência e emergência, o novo pronto-socorro vai contar, em um segundo momento, com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep) anexa ao prédio, que tem como finalidade diminuir a separação entre assistência psiquiátrica e a médica geral, buscando atender pessoas que estejam com sofrimento ou transtorno mental, e que tenham necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas. A nova unidade também contará com uma Agência Transfusional do Hemopa.
Geração de emprego – Desde o início de sua construção, em junho de 2021, as obras geraram cerca de mil empregos diretos. A expectativa é que, a partir de agora, 600 profissionais atuem de forma direta e 450 de forma indireta no atendimento prestado ao paciente.
Quando começa a funcionar
O novo pronto-socorro fica na Av. Augusto Montenegro, nº 1033, no bairro Parque Verde. A unidade vai passar por um processo de desinfeção para poder iniciar os atendimentos.