DOENÇA

Pará confirma 19 casos de Mpox e duas mortes; autoridades descartam surto

As autoridades destacam que não há surto de Mpox no Pará e que os casos confirmados até o momento não possuem vínculo epidemiológico entre si.

As autoridades destacam que não há surto de Mpox no Pará e que os casos confirmados até o momento não possuem vínculo epidemiológico entre si
As autoridades destacam que não há surto de Mpox no Pará e que os casos confirmados até o momento não possuem vínculo epidemiológico entre si

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizam, nesta segunda-feira (28), às 14h30, uma coletiva de imprensa para atualizar a população sobre os casos de Mpox registrados no estado. A coletiva ocorrerá na sede da Sespa, em Belém.

Estarão presentes o secretário municipal de Saúde, Romulo Nina, e o secretário adjunto de Gestão da Política de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz.

Atualização sobre casos de Mpox no Pará

As autoridades destacam que não há surto de Mpox no Pará e que os casos confirmados até o momento não possuem vínculo epidemiológico entre si. Até o dia 23 de abril de 2025, foram confirmados 19 casos da doença no estado, sendo 14 em Belém, 3 em Ananindeua, 1 em Marituba e 1 caso importado de outro estado.

Nesse mesmo período, o estado registrou dois óbitos de pacientes diagnosticados com Mpox. Ambos apresentavam comorbidades que agravaram o quadro clínico. Uma das vítimas foi o cantor de forró Gutto Xibatada, que faleceu na última semana após complicações decorrentes da doença.