Pará

Pará apresenta as potencialidades em feira de turismo internacional

Pará apresenta as potencialidades em feira de turismo internacional Pará apresenta as potencialidades em feira de turismo internacional Pará apresenta as potencialidades em feira de turismo internacional Pará apresenta as potencialidades em feira de turismo internacional
A capacitação é voltada para gestores, profissionais, empresários, guias, estudantes e todos aqueles que estão interessados em atuar no setor. Foto:  Agência Santarém
A capacitação é voltada para gestores, profissionais, empresários, guias, estudantes e todos aqueles que estão interessados em atuar no setor. Foto: Agência Santarém

As feiras nacionais e internacionais de turismo são um importante ambiente para aquecer a economia do setor, definir estratégias de mercado, gerar negócios e visibilidade para destinos, atraindo o interesse de operadores e “players” desse segmento.

É com esse objetivo que o Pará, representado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), participa mais uma vez da World Travel Market Latin America (WTM LA), entre os dias 03 e 05 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). São aguardados mais de 20 mil profissionais de viagem de turismo e 565 expositores de 40 países, além de 90 “buyers” (compradores) para as rodadas de negócios.

A WTM Latin America é considerada a maior feira do setor de viagens e turismo da América Latina, com dimensão global, e oferece aos participantes uma plataforma para o desenvolvimento de produtos e serviços, facilitando o networking, as transações e oportunidades de negócios. A feira faz parte do planejamento estratégico de mercado da Setur, integrando o calendário de eventos turísticos.

Para o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira, que será o representante da pasta no evento, é uma oportunidade de mostrar as potencialidades do Pará na maior feira da América Latina.

“É importante que o Estado se posicione como um destino moderno, competitivo e com atrativos que atendam às novas tendências do turismo, como o ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, turismo em contato com as comunidades locais, e que também possa integrar o turista à nossa rica gastronomia. Estamos tentando fortalecer mais o Pará como porta de entrada da Amazônia, e na COP 30 reforçar como cidade-sede, sendo o representante amazônida nesse momento histórico mundial”, afirmou o gestor.

Na ocasião, o adjunto também participará do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários de Turismo), que integrará a programação da feira.

A participação do Estado do Pará ocorrerá em um estande próprio de 55 m², contendo espaço para apresentação e degustação de alguns itens da gastronomia do Estado, como arroz de pato, casquinha de caranguejo com farofa, maniçoba com arroz, tacacá e açaí com tapioca, além da distribuição de brindes, incluindo bombons de chocolate com recheio de cupuaçu e castanha-do-pará, fitinhas do Círio de Nazaré, cheiro do Pará e miniaturas de cerâmica marajoara.

Também haverá a chamada capacitação do destino, momento tradicional em feiras de turismo de apresentação ao trade, com duração de 50 minutos. A apresentação do destino Pará para um total de 50 compradores do setor turístico será feita pela diretora de Produtos Turísticos da Setur, Alessandra Pamplona, na terça-feira (04), as 13 h.