VOLTA ÀS AULAS 2025

Papelarias já estão abastecidas para as listas de material escolar

Organize a lista de material escolar com antecedência. Descubra as vantagens de fazer suas compras em papelarias especializadas.

O ano letivo só recomeça no início do ano que vem, mas muitos pais já se antecipam para comprar os itens necessários nesse período, aproveitando a tranquilidade e promoções
O ano letivo só recomeça no início do ano que vem, mas muitos pais já se antecipam para comprar os itens necessários nesse período, aproveitando a tranquilidade e promoções Foto celso Rodrigues/ diário do Pará.

A necessidade de se organizar e começar a pensar na lista de material escolar já chegou e algumas lojas especializadas estão abastecidas para atender os responsáveis que preferem se adiantar e comprar os itens sem sufoco e mais economia.

Jamile Ferreira, 40 anos, gerente de uma papelaria localizada na rua Senador Manoel Barata, no centro comercial de Belém, comenta que os pais já estão realizando pesquisas e efetuando as compras. “Neste período já estamos atendendo uma grande demanda, até porque neste mês muitas escolas já liberam a lista de material escolar e os pais vão pesquisando e fechando, fazendo a retirada de materiais. A loja já está abastecida”, completa.

Ribamar Garcês, gerente de outro estabelecimento situado na travessa Padre Eutíquio, corrobora e diz que as listas de materiais escolares já chegaram na loja e a expectativa é grande, já que o público começa a pesquisar desde agora e em dezembro as vendas já ficam bastante aquecidas.

Assim, Thayane Guedes, de 34 anos, mãe do pequeno Rafael, 2 anos, já iniciou a pesquisa para conseguir comparar os preços de forma tranquila e economizar o máximo possível. Ela esteve em duas papelarias nesta quarta-feira (27) e comentou que a diferença de preços é considerável.

“É o primeiro ano do meu filho na escola, ao todo a escola listou 16 itens, fora material de higiene. Fui em duas lojas e já consegui perceber uma grande diferença nos preços de produtos da mesma marca e tamanho, chega a ser o dobro. Tem que pesquisar mesmo”, destaca.

Vale também destacar os itens que não podem ser cobrados dos pais de acordo com a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PA). O órgão divulgou uma lista e alguns deles são: álcool hidrogenado, algodão, balões, canetas para quadro branco, clips, copos, pratos e talheres, material de limpeza em geral, entre outros.

O documento disponibilizado pelo órgão ressalta que qualquer material que não seja de uso pedagógico do próprio aluno não deve constar na lista, já que esses custos correspondentes devem ser considerados nos cálculos de valores das mensalidades pagas.