Pará

Papa Francisco transfere bispo do Marajó para Roraima

Dom Evaristo Pascoal Spengler assumiu a prelazia de Marajó (PA) em 2016. Foto: Divulgação
Dom Evaristo Pascoal Spengler assumiu a prelazia de Marajó (PA) em 2016. Foto: Divulgação

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 25, dom Evaristo Pascoal Spengler, atual bispo da prelazia de Marajó (PA), como bispo de Roraima (RR). A Igreja Particular de Roraima encontrava-se vacante desde a transferência de dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de Cuiabá (MT), em 23 de fevereiro de 2022. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo de Roraima.

Dom Evaristo Pascoal Spengler nasceu em 29 de março de 1959. Ingressou no Seminário Santo Antônio, em Agudos, aos 15 anos. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ). Possui especialização em Bíblia e pós-graduação em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém.

Em 1º de junho de 2016, o papa Francisco o nomeou bispo prelado da prelazia de Marajó, sucedendo a dom José Luis Azcona Hermoso. Em 9 de junho de 2022, foi eleito presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil). Dom Evaristo também preside a Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB e é membro da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB.