O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve seu primeiro dia de provas no domingo (3), é realizado em escolas. Mas em Santarém, oeste do Pará, uma candidata fez a primeira fase do Exame em um leito do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA). Élida Sousa, 16 anos, internada na unidade, participou do Exame que dá acesso ao Ensino Superior.
Em tratamento de neuropatia congênita, Élida é paciente de longa permanência, e está no Hospital desde os seis meses de vida. A jornada mobilizou profissionais do HRBA e da organização do Enem em Santarém, tornando possível a aplicação da prova no ambiente hospitalar.
Professora do atendimento domiciliar e hospitalar da rede pública estadual de ensino, Jussara Monteiro acompanha Élida há um ano e meio. A educadora incentivou a paciente a fazer a prova e auxiliou na preparação. A aluna teve acesso a vários conteúdos do 2º ano e de a questões de outros certames.
“Lancei a proposta para fazer o Enem, para conhecer a prova. Quando há sonhos, há possibilidade, e trabalhamos com ela através de videoaulas. Após cada vídeo sempre discutíamos o assunto. Estou muito feliz em vê-la fazer a prova, pois o sonho de todo professor é ver seu aluno adentrar uma universidade. Com a Élida não vai ser diferente”, ressaltou Jussara Monteiro.
Prova continua no domingo
A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio continua no próximo domingo (10). O Enem é a principal prova de admissão à educação superior no País, sendo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.