O governo federal anunciou investimentos no valor total de R$ 6 bilhões para novos equipamentos de saúde em todo o Brasil. Foram selecionadas 11.904 propostas, de 5.290 cidades, alcançando 95% dos municípios brasileiros. No Pará, todos os 144 municípios serão contemplados com uma diversidade de ações de ampliação do acesso à saúde pública. Os primeiros resultados da etapa de 2025 foram anunciados ontem, 7. No eixo saúde, foram selecionadas 11.904 propostas, de 5.290 cidades, alcançando 95% dos municípios brasileiros, de todos os 26 estados e Distrito Federal. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.
A saúde é uma das áreas prioritárias para ações do governo federal. Uma das estratégias adotadas foi a inclusão de empreendimentos e equipamentos da área no processo do Novo PAC Seleções, aberto à participação dos estados e municípios.
Serão construídas 46 novas Policlínicas. No Pará, foram selecionados três municípios: Bragança, Monte Alegre e Santarém. Em todo o país serão construídas 46 novas Policlínicas. A estratégia, segundo o governo, é expandir a cobertura do atendimento com médicos de diferentes especialidades, definidas com base no perfil epidemiológico da população em regiões com vazios assistenciais. Além disso, a população será atendida com a realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e pequenos procedimentos.
O Novo PAC Seleções vai fornecer 635 novas ambulâncias do SAMU para 408 municípios, sendo 12 do Pará. O governo federal quer melhorar o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência para a população. A expansão da frota amplia a cobertura SAMU para mais de 5,6 milhões de brasileiros. Além disso, serão entregues a 478 municípios brasileiros – sendo 33 do Pará – 898 novos veículos do 192, para renovação da frota de ambulâncias já desgastadas pelo uso ininterrupto.
O governo federal vai aumentar a oferta de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para 800 municípios com maior vulnerabilidade social e econômica. No Pará, 67 cidades serão beneficiadas. Serão entregues também novas Unidades Odontológicas Móveis em 400 cidades, sendo 26 delas no Pará.
Para reforçar os serviços de assistência à saúde mental, em regiões com vazios assistenciais e de baixa cobertura, serão construídos 130 novos Centros de Atenção Psicossocial, cinco deles previstos para municípios paraenses. Os CAPS atendem pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, a partir de abordagem humanizada e inclusiva no tratamento.
Investimentos e Equipamentos para a Saúde
O governo federal anunciou também a aquisição de kits de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde. Todos os municípios paraenses estão listados para receber os kits compostos por equipamentos como Point of Care (COF), câmara fria exclusiva para vacinas, ultrassom diagnóstico portátil, retinógrafo telessaúde e espectrômetro digital.
As 144 prefeituras do Pará também estão selecionadas para receber kits multimídia para estruturação de salas de teleconsulta em Unidades Básicas de Saúde. Seu uso no SUS estimula a redução de barreiras geográficas e possibilita que profissionais da saúde, que atuam nos diversos níveis de atenção à saúde no SUS, realizem consultas virtuais e façam diagnósticos com apoio de profissionais.
Impacto do Novo PAC Seleções
O Novo PAC Seleções investe em novas obras para a população de todas as cidades brasileiras em áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos, com participação direta de municípios e estados nos investimentos no Novo PAC.