Mauro Bonna

Oposição deve assumir o comando da Fiepa; entenda

Com mais de 70 anos de atuação consolidada na Amazônia, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) enfrenta a maior crise de sua história
Com mais de 70 anos de atuação consolidada na Amazônia, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) enfrenta a maior crise de sua história

Indústria
Continua o imbróglio pelo comando da Fiepa. Não houve acordo. Tudo indica que esta semana, com bênçãos judiciais, a chapa de oposição assume o comando da entidade, para realizar novo pleito em 90 dias. Enquanto isso, tudo paralisado. Lula deveria mandar Celso Amorim para resolver a cizânia.

O encanto da Federação das Indústrias
Gabriel Hermes dizia que comandar uma federação do Sistema S é melhor que ser senador. É estar no céu. Não tem salário, no entanto, se beneficia de estrutura supercompleta, desde garçom, passagens, hospedagens e outras cositas mais. A Fiepa, agora em disputa, foi fundada em 1949, e teve apenas quatro presidentes: Gabriel Hermes (por 41 anos), Fernando Flexa Ribeiro (8 anos), Danilo Remor (7 anos), José Conrado (18 anos) e Alex Carvalho, o atual, que enfrenta uma chata contestação eleitoral.

O encanto da Federação do Comércio
A Fecomércio, sempre muito bem amparada pelo SESC/Senac, em 75 anos de atuação, teve nove presidentes: Antônio Ramos Jr. (3 anos), Pedro de Castro Alvarez (9 anos), Armando Correa Pinto (5 anos), Antônio Barbosa Ferreira Vidigal (2 anos), Orlando Sozinho Lobato (15 anos), Domênico Falesi (13 anos), Max Tonini (11 anos) e o atual, Sebastião Campos, que assumiu em 2014.

O encanto da Federação da Agricultura
A Federação que reúne o agronegócio do Pará, a Faepa, foi fundada em 1951, e também, já teve oito presidentes: José Maria Ferreira (15 anos), Pinto de Almeida (2 anos), Vicente Reale Jr. (11 anos), Celso de Matos Leão (2 anos), Clodomir Bogotá (6 anos), José Maria Conduru (2 anos), Carlos Barbosa Lima (2 anos) e o atual Carlos Xavier (35 anos, até o momento).

Expansão do Shopping Pátio Belém
Os gestores do Pátio Belém e a diretoria do Grupo Houston (leia-se Armazéns Paraíba), assinaram carta de intenção para início do estudo de unificação de seus prédios na Padre Eutíquio. O empreendimento do Grupo Houston teve seu projeto original desenvolvido pelo arquiteto André Sá, o mesmo projetista do Pátio Belém, que já previu que as lajes dos dois empreendimentos tivessem a mesma altura, vislumbrando uma possível unificação. Com essa expansão, o Pátio Belém ganha novos 17 mil metros quadrados de área construída e 10 mil metros quadrados de área bruta locável, um aumento de cerca de 30% de área de lojas. O estudo de unificação, que será dado entrada para análise dos órgãos competentes, está sendo desenvolvido pelo arquiteto Armando Couceiro.

Supermercado no Bosque Grão-Pará
Deverá ser assinado, nesta semana, o contrato do Bosque Grão-Pará com o Grupo Mais Barato. Isso permitirá a construção de uma loja de supermercado de 4.200 metros quadrados, na área frequentemente ocupada por circos e, também, por lava-jato. A previsão é inaugurá-la em julho do ano que vem. O Grupo Jereissati, dono do shopping, também deve assinar contrato com a Construtora Freire Melo, para a construção de uma torre comercial no ponto, hoje, ocupado por quadras de beach tennis, em frente ao Roxy.

Garzón no Sushi Ruy Barbosa
O Sushi Ruy Barbosa promove nesta semana o Garzón Weekend, pela primeira vez em Belém, um evento especial em parceria com a premiada vinícola uruguaia Garzón, com a presença do diretor da marca José D´Acurio. Serão dois eventos com menu harmonizado com tipos diferentes de vinhos, já em últimas vagas. Desconto de 20% para toda a linha e brindes especiais, inclusive no domingo dos Pais, nas duas lojas.

Vila Galé
Começou célere a obra do Hotel Vila Galé, empreendimento horizontal em quatro armazéns do antigo Porto de Belém. Uma empresa de Brasília, GPE Prime, toca as primeiras etapas. Nesta segunda, será removido o último material apreendido pela Receita Federal, que fazia de depósito o local.

Lide
Helder apresentará a COP30 no 23º Fórum Empresarial Lide, no Fairmont Copacabana, Rio, no próximo dia 16.

Cruzeiro
MSC e Costa Cruzeiros fizeram propostas para o chamamento da Secretaria da COP30, sobre os navios que servirão de hotel durante o evento.

Justiça
Helder pagou as duas primeiras parcelas e agora, o próprio TJE liquidou a compra da área da antiga Escola Salesiana do Trabalho. E já iniciaram as sondagens da obra do novo Complexo Judicial do Pará. Serão duas torres.

Atalaia
Sem pressão, foi adiada a obra do belvedere na orla da Praia do Atalaia, no Sal. Com certeza, coisa para 2025.

Macetes
O professor Antônio Carlos Trindade de Moraes chegou às redes sociais com os famosos Macetes da Língua Portuguesa. Aliás, Antônio Carlos, que completará 80 anos em dezembro próximo, diz que só deixará a sala de aula quando não for mais aplaudido pelos alunos, ao final de cada aula.

D’italia
A festejada cantora Carol Ferrera fará o próximo Festival de Música do Restaurante D’italia. De 20 a 24, com o tema “Notte di Stelle”, repertório com clássicos internacionais de Whitney Houston, Alicia Keys, Etta James e Edith Piaf. Reservas abertas.

Multa
Caiu o número de multas no veraneio do Sal deste ano, segundo o Detran. No ano passado foram 1.954 autuações; este ano, 1.213 autuações. Realmente os radares metem medo.

Casablanca
Alberto Serruya abre esta semana o sofisticado Restaurante Casablanca, na Padre Eutíquio, próximo à Conselheiro, no imóvel onde morou a família de Oziel Carneiro. Projeto arquitetônico de Perlla et Jr. Estará em pleno funcionamento no Dia dos Pais. Coisa fina.

Argumento
Nesta segunda, no Argumento: o chef, sommelier e chocolatier Fábio Sicilia fala sobre a preparação dos restaurantes de Belém para a COP. Às 22h30, na RBA.

Pulo
A prefeita de Paris pulou no Sena para provar a balneabilidade do rio; em seguida, os atletas. Agora é mais quem quer saber: quem vai pular no Canal da Doca? O titular da SEOP, Ruy Cabral, já espalhou que não sabe nadar.

Pior
Quem acha ruim pular no Canal da Doca, imagine o Edmilson que terá que pular no Canal São Joaquim na véspera da eleição? Com dó, pode até faturar alguns votinhos.

Peruca
Essa história de pular em rio e canal, Éder Mauro torce para que acabe logo. Por uma questão capilar, o deputado não é muito chegado a essas aventuras hídricas.

Canal
Estão dentro do cronograma previsto as obras dos parques lineares da Doca e Tamandaré. SEOP em modo aceleração.

Garçom
Fábio Sicilia foi contratado por Alberto Serruya, como consultor, para treinar toda a imensa equipe de salão do novo Restaurante Casablanca. Fábio é expert no assunto, sempre foi muito solicitado em Manaus e agora seus concorrentes, em Belém, também passaram a requisitá-lo para a importante missão.

Itália
Esta semana, às vésperas do Dia dos Pais, Paulo Anijar e Ilca Carmo colocam em funcionamento o “Com’ é?”. Restaurante italiano casual na Rui Barbosa, em frente ao BB. Pegada intimista, com 70 lugares no primeiro piso e área privativa para até 50 pessoas, no segundo piso.

Búfalo
O Pará realizará no próximo dia 10, a partir das 15h, o mais importante leilão das Américas de genética de búfalos, com habilidade leiteira. Será o 9º Leilão Pérola Negra, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Organização da Atual Leilões e promoção da Associação Paraense dos Criadores de Búfalos. Participação de criadores de vários países.

Gestão
A Fundação Dom Cabral, há 10 anos no ranking das melhores, iniciou a seleção, em Belém, de um grupo seleto de empresários, sucessores e executivos para sua oitava turma do curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios, com início das aulas em outubro. Detalhes no site da Fundação.

Massas
Mayara Hamad realiza um antigo sonho e inaugura, na sexta, o Pastíssimo, seu novo empreendimento na Braz, em frente à Grand Cru, de onde também é sócia. A especialidade da casa é a produção de massas frescas e molhos, todos preparados com ingredientes selecionados e técnicas tradicionais. Esquema de delivery ou take away.

Lagosta
O concorrido Santa Grelha, no mix gastronômico do Bosque Grão-Pará, realizará, ainda este mês, um super festival da lagosta. Uma imensa remessa do crustáceo virá de Fortaleza.

Draga
O DNIT espera publicar, ainda em agosto, o edital para dragagem dos pontos críticos do Rio Tapajós. Previsão oficial de seca severa neste rio, com possibilidade de escassez hídrica em setembro, a exemplo do que já ocorre no Rio Madeira.

Império
O escritor paraense Eduardo Burlamaqui lançará, no próximo dia 21, às 19h, na Feira do Livro, no Hangar, “Império Mali, Mansa Musa, o Homem mais Rico da História”, editado pela Viseu. A obra visa familiarizar o leitor com a diversidade geográfica e cultural da África Ocidental. O prefácio é de Antônio Maurício Dias da Costa, pós-doutor em Antropologia Cultural e professor da UFPA.

Açaí
Nesta quarta, na Faepa, será a instalação da Amaçaí- Associação dos Produtores de Açaí da Amazônia. Nazareno Alves (Point) será o primeiro presidente.

Obra
A SEOP homologou a licitação para obra de duplicação da Rua da Marinha, ao custo de 242 milhões de reais. O consórcio vencedor reúne Paulitec, Amepa e Fazzo Engenharia.

Soure
O advogado Tobias Gonçalves será o vice na chapa do jovem Paulo Victor Lima, na disputa pela prefeitura de Soure. Chegou a hora da capital do Marajó decolar.

Expansão
A Leal Moreira adquiriu uma torre recém-construída em São Paulo, o LM Urban flats Bela Cintra, com 80 unidades residenciais, em 16 andares. O prédio passará por retrofit assinado pelo arquiteto Ricardo Wanderley e áreas condominiais com selo de Perlla et Jr. Entrega em 2026, marcando a chegada da Leal Moreira ao maior mercado imobiliário da América Latina.

Tacacá
O Senac Pará vai apresentar o tacacá, na Cozinha Show do Salão Nacional do Turismo 2024, que acontece no Rio, de quinta a domingo. O chef Felipe Gemaque irá comandar a aula.

Pizza
O sucesso da pizza de fermentação longa do Marujos, no Sal, veio para Belém e estreia no menu do Café Santo. Aliás, o Café Santo ganhará toldo com mesinhas no Boulevard da Gastronomia.

EM ALTA
Itália
Show de Luciano Bruno no próximo sábado, no Grand Mercure, embala uma legítima Noite Italiana.
Energia
O Hotel Princesa Louçã, agora, é abastecido 100% com energia limpa de fonte renovável. É o maior da cidade.
Cuia
De vento em popa a obra do novo restaurante Amazônia na Cuia. Deve inaugurar na semana do Círio, na Duque com Alferes.

EM BAIXA
Forno
O veraneio acabou e nada da refrigeração no Terminal Hidroviário de Belém. Tudo precário no local, uma sauna forçada.
Navegação
Os berços do Terminal Hidroviário de Belém não suportam a demanda. Embarcações esperam horas para atracar.
Praia
Neste veraneio triplicou a demanda pelas praias de Cotijuba. Porém, a travessia continua precária e perigosa.