O governo do Pará apresentou, nesta quarta-feira (3), a Operação Verão 2024, com a coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e a participação direta de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado (Sieds) em parceria com os órgãos municipais e federais de segurança. Mais de 5 mil agentes estarão empregados nas ações ostensivas e preventivas que serão desenvolvidas em 92 localidades do Estado. A operação segue até o dia 5 de agosto.
“Essa operação ocorre todos os anos, e nós, enquanto segurança, vamos adequando e ajustando as estratégias sabendo as necessidades de cada região e os municípios do Estado, mais procurados nesse período do verão amazônico. Destacamos ainda que nosso efetivo estará reforçando essas localidades, sem comprometer o policiamento na Região Metropolitana de Belém, assim como em todas as localidades do Pará”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
No total, além do efetivo empregado de 5.660 agentes públicos, também estarão presentes nas ruas, mais de 400 viaturas, entre automóveis, motocicletas, veículos de remoção, ônibus, micro-ônibus e ambulâncias de resgate, aeronaves e embarcações. O Regimento de Polícia Montada (RPMont), da Polícia Militar do Pará, também estará presente, com mais de 40 policiais, auxiliando nas rondas e ações preventivas nas praias e balneários do estado. O Grupamento Aéreo de Segurança (Graesp), estará com duas aeronaves e o Grupamento Fluvial (Gflu) com mais de 30 embarcações para reforçar as ações na malha fluvial, durante o período do verão amazônico.
O titular da Segup destaca também as campanhas de conscientização que serão desenvolvidas, pelos agentes de segurança, nas praias e balneários, a fim de prevenir os comerciantes e banhistas.
“Este ano um dos nossos diferenciais é a intensificação das campanhas de conscientização quanto a proibição do uso de garrafas de vidro nas praias, e ainda, quanto as campanhas de prevenção contra a importunação sexual. Nossas equipes já realizaram, previamente, orientações aos donos de estabelecimentos comerciais nas localidades, para que possam auxiliar na conscientização dos frequentadores para inibir a prática dos crimes”, reforçou Ualame Machado.
Centros Integrados – Este ano, quatro localidades receberão os Centros Integrados de Comando e Controle móveis, que irão atuar com objetivo de reunir e integrar as forças de segurança, a fim de, garantir maior celeridade na tomada de decisão e alinhamento das ações, além de realizar o monitoramento em tempo real das câmeras de segurança.
Os Centros serão instalados no município de Salinópolis, na Praia do Atalaia, ao lado do atalho da Sofia; no distrito de Mosqueiro, no ônibus da Guarda Municipal de Belém, que ficará localizado no Caramanchão; o CICC móvel, que será instalado na vila de Ajuruteua, em Bragança, e ainda, o Posto de Comando e Atendimento do Corpo de Bombeiro Militar, instalado no distrito de Outeiro.
“As equipes estarão a postos tanto na entrada e saída da cidade para garantir maior fluidez no trânsito, assim como a participação de todos os órgãos integrados, coibindo a criminalidade, orientando as pessoas, fiscalizando e resguardando as orais para que todos possam curtir um veraneio em família, com tranquilidade”, pontuou o secretário de Segurança do Estado.
Ações Integradas – Durante os finais de semana de julho até primeiro de agosto, serão intensificadas as fiscalizações na entrada e saída da Capital, bem como, nas estradas, a fim de auxiliar na fluidez do tráfego. Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), juntamente com agentes de trânsito municipal e federal, atuarão em conjunto para garantir maior segurança aos condutores de veículos e pedestres.
“Agentes da Polícia Civil e do Detran atuarão de forma ostensiva nas ações de prevenção, fiscalização e orientação do trânsito e vias das praias e balneários do estado, por meio da operação “Lei Seca”, com objetivo de evitar acidentes de trânsito e a condução de veículos com uso de bebida alcoólica.
O Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil realizarão orientações e advertências, nas praias e balneários do estado, além da presença nas estradas estaduais com equipes de salvamento e resgate, em caso de acidentes.
Operação “Tolerância Zero” – Agentes das forças de segurança integrados realizaram rondas policiais, nos bares, restaurantes e casas de shows, durante o verão Amazônico, com intuito de fiscalizar e orientar os proprietários dos estabelecimentos, quanto aos protocolos exigidos para o seu funcionamento, sobretudo, a fim de evitar ações criminosas mantendo a ordem pública nos locais.
Cerol e garrafas de vidro – Os agentes públicos estarão empregados também nas ações de conscientização à população quanto à proibição do uso de linhas de cerol. Assim como a proibição de garrafas de vidro nas praias, balneários e igarapés do estado. A ação visa evitar acidentes, além de preservar o meio ambiente.
Campanha contra abuso e violência contra vulneráveis
Equipes da Diretoria de Políticas Pública e Prevenção Social da Segup, estão desenvolvendo campanhas de conscientização quanto a importunação sexual contra mulheres, por meio da campanha “Não é Não”, assim como, com campanhas contra o abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.
RMB – A Região Metropolitana de Belém também contará com reforço na segurança durante o período de veraneio, incluindo as rondas contínuas e efetivo nas unidades policiais para o registro de ocorrências e atendimento da população paraense.