Wesley Costa
Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), juntamente com demais órgão de segurança do Pará, vão iniciar os trabalhos da “Operação Verão 2023”. O objetivo é garantir maior tranquilidade e entretenimento seguro aos veranistas que se deslocam para aproveitar as férias escolares em diversas localidades do Estado. Ao todo, 5.660 agentes públicos farão o reforço da segurança em 92 localidades paraenses.
As atividades e estratégias de policiamento integrado coordenadas pela Segup vão ocorrer ao longo dos cinco finais de semana do mês de julho. Mais de 407 viaturas, entre veículos de quatro rodas e motocicletas, 02 aeronaves e 39 embarcações serão utilizadas pelas equipes para dar maior efetividade nas ações em áreas de praias e balneários, localizados nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, e nos municípios de Vigia, Colares, Curuçá, Marapanim, Marudá, Salinópolis, entre outros.
Em Salinas e Mosqueiro, a Segup contará novamente com o apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). As bases são equipadas com salas de monitoração por meio de câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos dessas localidades. Na praia do Atalaia, além das câmeras, será feito o ordenamento de trânsito de veículos na faixa de areia organizado por “bandeirolas”, que vão se estender por mais de 800 metros.
Uma das novidades deste ano é que na praia de Ajuruteua, em Bragança, as ações também terão à disposição o CICC móvel, para dar maior tranquilidade aos turistas que escolherem essa região para se divertir ou descansar durante o período. Já no CICC de Salinas, os trabalhos de segurança terão em 2023 a presença de servidores do Tribunal de Justiça do Pará – TJPA.
Para garantir ainda a segurança dentro da capital e demais municípios da Grande Belém, a Polícia Militar vai deflagrar a operação “Visibilidade”, reforçando o policiamento em pontos estratégicos. Durante as ações, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), também vai atuar com seu efetivo reforçado, trabalhando a educação e orientando condutores como forma de prevenir acidentes em vários pontos de estradas, a partir do primeiro quilômetro da BR-316.
Já a Polícia Civil do Pará (PC-PA) vai disponibilizar mais de 1.600 policiais para atuar na operação deste ano. Nos finais de semana, o reforço terá o emprego de mais 400 servidores da instituição. Além disso, o órgão também preparou ações para coibir crimes ambientais e também de cidadania
Além desses órgãos, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) também vai estar presente nos municípios cobertos pela Operação Verão 2023, disponibilizando equipes de guarda-vidas em praias e balneários para fiscalizar banhistas e garantir a segurança nas águas. Os bombeiros também vão fazer a distribuição de pulseiras de identificação para crianças nas principais praias do Estado e demarcar áreas indicando os locais apropriados para banho, destacando aqueles ainda com altos riscos de acidentes, áreas proibidas ou interditadas.
A “Operação Verão 2023” que segue até o dia 30 de julho, também incluiu no planejamento as ações que serão deflagradas por órgãos municipais como a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (SeMob), Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) de Ananindeua e as Guardas Municipais.